FURG FM no encontro de criação da Rede Pública de Rádios

A emissora educativa de rádio da FURG esteve representada, através da secretária de Comunicação e coordenadora das emissoras de TV e Rádio Rosane Borges Leite, do encontro nacional que discutiu a criação da Rede Pública de Rádios (RPR). O encontro foi sediado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília (DF), promovido pela Associação de Rádios Públicas do Brasil - Arpub.

O objetivo da formação de Rede é dar maior sinergia entre o universo diversificado das emissoras públicas do país. Estiveram presentes ao encontro representantes de cerca de 40 rádios públicas brasileiras - educativas, culturais, universitárias e institucionais, além das Rádios EBC.

A programação foi marcada por quatro painéis de debates que permitiram aprofundar a troca de experiências e projetos e apontar algumas perspectivas para a construção da Rede no futuro próximo. A diversidade e a singularidade das emissoras públicas de rádio em nosso país aponta para a necessidade de construirmos uma rede pública que respeite e contemple esta diversidade e pluralidade de perfis de emissoras e entes públicos gestores, explica o responsável pela RPR na EBC, Orlando Guilhon.

A Rede Pública de Rádios terá diversos níveis de adesões, permitindo diferentes tipos de parcerias. Funcionará, principalmente, a partir da troca de conteúdos radiofônicos, utilizando diversas plataformas; de possibilidades de coproduções colaborativas; de participação conjunta em coberturas e transmissão de eventos especiais; da organização e implementação de iniciativas comuns de capacitação e qualificação profissional e também da busca por uma atuação institucional estratégica mais unificada.

De acordo com Guilhon, a EBC e suas rádios assumirão o papel de espinha dorsal da Rede, sempre dialogando com as demais emissoras públicas e respeitando as eventuais diferenças.

Ao final do encontro foi aprovada uma Carta de Brasília, documento que estabelece algumas diretrizes para a construção da Rede Pública de Rádios, e eleita uma Coordenação Provisória da RPR, que terá como desafio fazer funcionar cinco grupos de trabalho - GTs propostos pelos participantes: Gestão, Jornalismo, Programação, Tecnologia e Rádios Universitárias. (EBC/ACS FURG)

Arquivos

Leia a íntegra da Carta de Brasília aqui

 

Subject: Arquivo