Diretor do Inpoh apresentará palestra na FURG

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (Inpoh), prof. dr. Segen Stefen, estará na FURG na próxima segunda-feira, 11, para proferir uma palestra sobre a criação e finalidades do Inpoh. O encontro será na sala Lagoas, no Cidec-Sul, às 16h30. Dr. Segen Estefen estará acompanhado pela coordenadora para o Mar e Antártica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Janice Trotte-Duhá. A ocasião será uma excelente oportunidade para a comunidade interna e externa da FURG conhecer o processo de criação deste novo instituto.

Inpoh

O instituto é resultado de articulação entre o MCTI, a Marinha do Brasil, o MPA e a Secretaria de Portos e vai agregar as atividades de hidroceanografia desenvolvidas no país, além de criar novas oportunidades para os cientistas e a pesquisa nacional.

A ideia é que a instituição funcione como organização social (OS) e atue na coordenação das atividades pelo desenvolvimento científico e tecnológico do país e na expansão da base de conhecimentos sobre os oceanos e o seu uso sustentável, com ênfase para o Oceano Atlântico Sul e Tropical.

Para isso o instituto vai trabalhar de forma muito articulada com as universidades, com os centros de pesquisa e com as instituições privadas e empresas que tratam de assuntos relativos ao mar, como as várias especialidades da oceanografia, portos, hidrovias, energias dos oceanos, pesca e aquicultura, disse o diretor interino do Inpoh, Segen Estefen.

O Inpoh deve contar com pelo menos quatro centros de pesquisa, sendo dois deles focados em pesquisa oceanográfica um no Nordeste e um no Sul do país , um terceiro de pesca e aquicultura e outro na área de portos e hidrovias. De acordo com Stefen, esses quatro centros, que vão estar no litoral brasileiro, vão ter as suas especialidades e interagir com a administração central do instituto, com sede em Brasília. A principal ferramenta de estudo será um navio oceanográfico que está em construção na China e deve ficar pronto em novembro do ano que vem.

 

Subject: Arquivo