Curso de férias para estudantes da rede pública de ensino é realizado na FURG

Nessa segunda-feira, 4, começou mais uma edição do Curso de Férias em Radiações Solares, para estudantes da rede pública de ensino do Rio Grande. O curso está na 7ª edição e conta com estudantes da Escola Estadual Lilia Neves, localizada na Vila da Quinta. O curso é promovido pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS), do Laboratório de Cultura Celular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG.

O objetivo desse trabalho é desenvolver junto com os estudantes um espírito critico com relação a ciência, além de propiciar à eles a experimentação, ou seja, em nossos cursos, são os estudantes que montam os experimentos, criem as hipóteses, os objetivos e a metodologia. Nós apostamos nos erros e acertos deles mesmos, pois os tutores que os orientam de maneira alguma dizem as respostas. Essa é a metodologia que utilizamos e em todas as edições temos tido ótimos resultados, afirmou uma das coordenadoras do curso, professora Ana Paula Votto.

Durante o curso, os participantes desenvolvem experimentos que envolvem o tema radiações solares e que objetiva colocar os envolvidos em contato com uma ciência viva e prática. A metodologia utilizada é a sugerida pela Rede de Novos Talentos e que indica que os estudantes sejam os atores, criando seus próprios experimentos e chegando as suas conclusões. Nosso grupo participa da rede já há alguns anos e procuramos sempre ter a mesma metodologia, ou seja, temos o tema principal, que são as radiações solares, mas a partir desse tema gerador é que o curso acontece, mas cada grupo é que irá determinar o que quer aprender e como, e assim chegar as conclusões sobre o assunto, finalizou a professora.

Esse curso faz parte do Projeto da Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, do qual a FURG já faz parte desde 2007, juntamente com outras 23 instituições nacionais públicas de ensino superior e 40 grupos participantes. O objetivo principal é de ensinar ciência, fazendo ciência. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a ciência. Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: cursos experimentais de curta duração e estágios.

 

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