Ceme-Sul recebe visitantes

Dentro das atividades realizadas na 12ª Mostra de Produção Universitária (MPU), o Centro de Microscopia Eletrônica da Zona Sul(Ceme-Sul) da FURG realizou duas ações com o objetivo de apresentar e aproximar os acadêmicos da realidade de trabalho dos pesquisadores. No dia 23 de outubro, a técnica do Centro M. Sc. Caroline Pires Ruas ministrou uma palestra no Cidec-Sul, informando, a comunidade acadêmica sobre o funcionamento, a estrutura e a aplicabilidade do Ceme-Sul para Universidade.

Hoje, 24, o Ceme-Sul abriu as portas para receber os acadêmicos interessados em conhecer o local e também o funcionamento dos equipamentos. O programa de visitação recebeu o público durante todo o dia. As visitas foram acompanhadas pelas técnicas, Dra. Ludmila Entiauspe e M.Sc. Caroline Pires Ruas, que apresentaram os ambientes do Centro e as funcionalidades de cada um.

Cronograma da visita:

No primeiro local, o Laboratório de Nanotecnologia Aplicada a Saúde, os visitantes puderam conhecer o ambiente no qual acadêmicos de pós-graduação e graduação de diversos cursos atuam, em um contexto multidisciplinar de pesquisas que visam o desenvolvimento e a caracterização de nanocarregadores para encapsular fármacos ou de compostos de origem natural.

A segunda sala, Sala de Preparo de Amostras, é composta por três equipamentos, que são responsáveis pelo preparo das amostras. Apenas após esse procedimento, elas poderão ser analisadas nos Microscópios Eletrônicos de Varredura e de Transmissão.

Na sala de Microscopia Eletrônica de Varredura, onde está o equipamento que dá nome ao local, amostras de até 5 microns podem ser vistas em aumentos de até 300 mil vezes. Micron é uma medida de tamanho usada para, entre outras coisas, medir o tamanho das análises, considerando o exemplo: 1 micron equivale a 1 milésimo de milímetro.

A última sala do programa de visitação é composta por outro microscópio, capaz de analisar muito mais além do que o microscópio eletrônico de varredura. O Microscópio Eletrônico de Transmissão permite ver uma amostra abaixo de 1 micron e apresenta aumentos de até 1 milhão e 200 mil vezes. Ou seja, é possível enxergar todos os detalhes que fazem parte daquela amostra.

O Ceme-Sul

Com apenas quatro meses de funcionamento, o Ceme-Sul da FURG oferece aos acadêmicos um espaço que possibilita a análise de diversas amostras, sejam elas biológicas ou inorgânicas. As salas do Centro possuem equipamentos japoneses (JEOL) de última tecnologia, vindos diretamente da cidade de Boston, no estado norte americano de Massachusetts.

Atualmente, o Centro tem recebido acadêmicos do Instituto de Ciências Biológicas, da Escola de Química de Alimentos e do Instituto de Oceanografia, mas encontra-se a disposição para a comunidade acadêmica em geral.

Em julho deste ano, o Centro recebeu o professor doutor da UFRGS, Francisco José Kiss, que ministrou um curso de Microscopia Eletrônica de Varredura, o qual é projetado para profissionais que utilizam microscópio eletrônico de varredura e microanálise em laboratórios industriais, acadêmicos e governamentais. Esse treinamento foi realizado com representantes de cursos de pós-graduação da FURG, que tiveram embasamento prático e teórico para auxiliarem os pesquisadores na utilização dos equipamentos. Os técnicos autorizados são os responsáveis por conduzir os pesquisadores durante os trabalhos realizados no Centro. Para isso, é preciso que os interessados entrem em contato com o Ceme-Sul para agendar o melhor horário para a realização das análises.

O Centro de Microscopia Eletrônica é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG (Propesp). Mais informações podem ser obtidas pelo email:cemesul@furg.br

 

Subject: Arquivo