3º Neuroeduca: Uma forma de explorar o sistema sensorial

Quem passa pela Asa Norte do Cidec-Sul da FURG se depara com um corredor repleto de cores, sensações e experimentos pra lá de diferentes. Tudo isso integra uma forma atrativa de despertar a curiosidade dos visitantes do 3º Neuroeduca. De uma forma lúdica e bem divertida, o projeto busca estimular o interesse de crianças em explorar todo o sistema sensorial como a visão, o tato, o olfato, o paladar e também questões ligadas à memória. Assim, é possível compreender como as memórias, constituídas em histórias particulares, podem se tornar pontos de partida para os comportamentos motores e emocionais de cada ser humano.

O evento é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Neurociências e Educação (GPNEd) e pelo Laboratório de Estudos em Neurociências (LabNeuro) da FURG, com o apoio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde. Esse ano amplia seu caráter interdisciplinar contando também com a participação do Núcleo de Promoção à Saúde Integral (Nupresi).

As atividades envolvem oito oficinas lúdicas e interativas que, através de uma linguagem acessível ao público infanto-juvenil e da articulação dos temas mente e corpo, estimula nos estudantes o desenvolvimento de comportamentos saudáveis e de uma cidadania responsável, na qual todos vivem e convivem melhor.

É a primeira vez que o projeto ocorre integrado a Mostra de Produção Universitária (MPU). Nessa edição, cerca de 60 pessoas estão envolvidas na execução das ações, dentre elas, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da FURG, que ao final das atividades recebem um certificado a nível extensionista.

Os visitantes: Participam do 3º Neuroeduca crianças do 4º ao 1º ano do ensino médio das escolas públicas e particulares da cidade do Rio Grande e de municípios vizinhos. O projeto tem o apoio da FURG, que disponibiliza um ônibus para a realização do trajeto dos alunos até o local da atividade.

A estudante da Escola de Ensino Fundamental Coração de Maria, Thais Lopes, participou da programação nessa terça-feira, 22. Para ela, todos os estandes possuem uma forma divertida de aprender as inúmeras funções do cérebro. Já para uma das monitoras do projeto e acadêmica do curso de Biologia da FURG, Stefani Martens, a experiência de transmitir o conhecimento para as crianças é gratificante. Stefani participa do grupo de microscopia, onde mostra aos jovens os detalhes do cérebro de um rato através de um microscópio.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com a professora Fernanda pelo telefone: (53) 8113033.

 

Subject: Arquivo