Intercâmbio Universitário é tema da palestra de abertura da MPU

Socializar saberes, experienciar novas descobertas e promover a integração entre as três esferas institucionais: ensino, pesquisa e extensão. Com o tema O Saber sem Fronteiras a 12ª Mostra da Produção Universitária (MPU), homenageia nesta edição o ensino e reúne mais de mil e seiscentos trabalhos em cinco eventos: 22º Congresso de Iniciação Científica, 16º Seminário de Extensão; 15º Encontro de Pós-Graduação; 9ª Feira de Inovação Científico-Tecnológica e o 8º Seminário de Ensino. O evento é organizado em parceria pelas pró-reitorias de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Assuntos Estudantis e de Extensão e Cultura. Paralelamente à MPU, está sendo realizada na Universidade a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema Ciência, Saúde e Esporte.

Solenidade de Abertura Na manhã desta terça-feira, 22, ocorreu a cerimônia de abertura da 12ª Mostra da Produção Universitária. Participaram da mesa a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, o vice-reitor Danilo Giroldo, a pró-reitora de Graduação Denise Varella Martinez, a pró-reitora de Extensão e Cultura Angélica Miranda, o pró-reitor de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira, o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Claudio Paz de Lima, o pró-reitor de Infraestrutura Marcos Amarante, o pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Tavares Filho e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício Vinicius Menezes de Oliveira.

A pró-reitora de Graduação Denise Maria Varella Martinez deu as boas vindas aos presentes, salientando que a MPU é um evento que valoriza a educação e partilha saberes.

Homenagem ao ensino Durante o encontro a professora associada da Escola de Química e Alimentos da FURG Maria do Carmo Galiazzi recebeu a homenagem referente ao tema deste ano: o ensino. A docente, que atua no curso de química licenciatura e nos programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: química da vida e saúde possui experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores educadores ambientais e professores de ciências. Atualmente, coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid/FURG). Para ela a homenagem ao ensino é resultado de todo engrandecimento da área na FURG nos últimos anos. Logo após a homenagem, a reitora Cleuza Sobral Dias fez o seu pronunciamento, ressaltando que a MPU é uma grande oportunidade de socializar o ensino, a pesquisa e a extensão.

A reitora destacou o crescimento do evento dentro da Instituição ao longo dos anos, ratificando a importância da MPU como um espaço de integração e de divulgação da produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

Palestra de abertura A palestra de abertura da 12ª MPU ficou a cargo do professor Avram Stanley Blum. O assessor do Núcleo Gestor do Programa Inglês sem Fronteiras/MEC/Capes conversou com o público sobre o Intercâmbio universitário no exterior: desafios e possibilidades para a vida profissional. Na ocasião, o palestrante relatou sua experiência pessoal, acadêmica e profissional como intercambista na Espanha, México e Brasil. Blum também abordou questões relacionadas ao Programa Ciência Sem Fronteiras.

Sobre o palestrante É doutorando na Universidade de Washington, Seattle. Tem Mestrado em ensino da língua inglesa como língua estrangeira e Mestrado em linguística na Universidade de Washington, Seattle e graduação em letras-espanhol/inglês pela Universidade de Western Washington, Bellingham. Possui experiência profissional no ensino da língua inglesa e portuguesa para estudantes universitários. Atualmente é orientador Senior em língua inglesa (senior english language fellow).

Lançamento do Banco de Talentos e Momento Cultural Após a conferência de abertura, ocorreu o lançamento do programa Banco de Talentos da FURG, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) com a mostra de artes visuais celebração, na asa sul do Cidec.

Logo após a abertura da MPU, foi apresentado ao público um pouco do projeto de extensão Os Sons e os Números do Programa Arte e Matemática, do Instituto de Matemática, Estatística e Física - Imef. O projeto se desenvolve em conjunto com a Coordenação de Apoio à Cultura e a apresentação musical da escola-banda da Escola Municipal Altamir de Lacerda agradou ao público. O projeto "Os Sons e os Números" visa, a partir de atividades de educação musical, criar junto aos estudantes da escola possibilidades de aprendizado de música. A escola-banda foi criada a partir do projeto e hoje conta com 25 estudantes da Altamir de Lacerda.

 

Gallery

Pró-reitora de Graduação Denise Varella Martinez durante solenidade de abertura da 12ª MPU

Pró-reitora de Graduação Denise Varella Martinez durante solenidade de abertura da 12ª MPU

Subject: Arquivo