Comissão de Pediatras e Direção do HU têm terceira reunião com Reitoria para viabilizar abertura da UTI Pediátrica

A Comissão de Médicos Pediatras e a Direção do Hospital Universitário Prof. Miguel Riet Correa Junior - HU/FURG reuniram-se nesta quarta-feira, 17, com o reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo. Foi a terceira reunião para discutir as possibilidades de reorganização dos serviços pediátricos do HU e viabilizar a abertura da UTI Pediátrica ainda em 2013.

Embora o Termo de Ajustamento de Conduta TAC, firmado com o Ministério Público, possibilitasse a contratação de médicos pela Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino - Faherg para a abertura da UTI Pediátrica, os baixos salários não foram atrativos e os concursos não têm conseguido selecionar esses profissionais. Desta forma, somente a mobilização e o comprometimento dos profissionais do HU, em conjunto com a Direção do Hospital, poderão viabilizar a abertura da UTI.

Ontem, 16, o prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer esteve na Secretaria de Saúde do Estado, acompanhado da secretária municipal de Saúde Vera Silva, e obteve a garantia de recursos financeiros do governo do Estado no caso da abertura da UTI Pediátrica ainda em 2013.

Após a reunião de hoje, a Comissão de Médicos Pediatras e a Direção do HU concluirão a proposta de escalas, a ser apresentada no próximo dia 12 de novembro, em Rio Grande, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e para a Secretaria Estadual de Saúde. Caso a proposta seja aceita, será marcada a data para a inauguração da UTI Pediátrica ainda em 2013.

COMISSÃO - Os médicos pediatras formaram comissão através dos profissionais Carla Cornetet, Milene Pinto Costa, Luciana Leyraut, Leonardo Bulcão e Manuela Boffo. Pela Direção do HU, participam das negociações a diretora Helena Vaghetti, a vice-diretora Suzi Lauz, e os coordenadores Marisa Zanchi, Adão Eduardo Mendes e Fernanda almeida

LUTA - A luta para que o HU/FURG possua uma UTI Pediátrica começou há mais de uma década, com o grupo de voluntárias Amigas do HU, que auxilia o hospital e usuários. Começaram buscando doações e conquistaram empresas e o Poder Público. A Câmara dos Vereadores doou valor significativo e, no total, a UTI Pediátrica foi montada com recursos de aproximadamente R$ 1 milhão. No entanto, o funcionamento ainda não foi possível por falta de médicos pediatras, para o que está sendo buscada solução.

 

Gallery

Reunião no HU na manhã desta quarta

Reunião no HU na manhã desta quarta

Subject: Arquivo