Consulta Pública sobre proposta de ampliação da Estação Ecológica do Taim

Nesta quarta-feira, 16, será realizada a Consulta Pública sobre proposta de ampliação da Estação Ecológica do Taim (Esec/Taim). O evento ocorrerá às 18h, no Cidec-Sul da FURG.

A consulta pública é o processo pelo qual o Instituto Chico Mendes (ICMBio) ouve a opinião das populações interessadas e instituições envolvidas no processo de criação ou ampliação de uma unidade de conservação. Durante este processo o ICMBio fornece as informações sobre a localização, a dimensão, os limites e as consequências para as populações residentes no entorno da unidade de conservação, de forma clara e simples, para que todos possam entender e manifestar sua opinião.

A consulta pública é realizada por meio de reuniões abertas ao público, reuniões setoriais, recebimento de manifestações por meio de cartas e correio eletrônico (consultapublica@icmbio.gov.br), que permitem maior entendimento e a participação do público na discussão da proposta.

O que é uma Unidade de Conservação?

É um território com limites definidos pelo governo que possui características naturais importantes e rica biodiversidade, por isso, é preciso garantir sua proteção e conservação. Existem unidades de conservação de proteção integral e unidades de uso sustentável.

Qual a importância da Estação Ecológica do Taim?

A Esec/Taim é uma unidade de conservação federal de proteção integral e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Reconhecida mundialmente como uma das mais importantes áreas de conservação, preserva banhados, lagoas, campos, dunas e matas e abriga uma grande diversidade de espécies de vegetais e animais.

São mais de 230 espécies de aves, entre marrecões, cisnes-brancos e cisnes-do-pescoço-preto, tarrãs, maçaricos e passeriformes. Reduto típico de répteis e anfíbios, nos banhados encontramos, com relativa facilidade, o jacaré-do-papo-amarelo e a tartaruga-tigre-dágua. A capivara é extremamente abundante e o graxaim-do-campo é mais visível ao entardecer. A vegetação do Taim é adaptada a essa região costeira, desde os juncais e ciperáceas das áreas alagadas, aos capinzais e arbustos presentes nos campos e nas dunas até os capões de mata de restinga integram a diversidade florística da unidade.

As principais dúvidas sobre o processo de ampliação da Estação Ecológica do Taim e as informações para a consulta pública podem ser visualizadas no arquivo abaixo:

Arquivos

Dúvidas e informações sobre consulta pública

 

Subject: Arquivo