CCMar recebe comitiva do BNDES e agência francesa

O Centro de Convívio dos Meninos do Mar CCMar recebeu na tarde desta segunda-feira, 7, a visita de comitiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e da Agência Francesa de Desenvolvimento. Recebidos pelo diretor do CCMar Lauro Barcellos e pela reitora Cleuza Dias, dois franceses e seis brasileiros participaram de coquetel preparado por alunos dos cursos de Panificação e Recepcionista de Eventos e visitaram as salas.

Barcellos ressaltou a parceria de resultados tangíveis entre a FURG e o BNDES. Lembrou que esta parceria trouxe outras, citando Senac e Senai, cujos gerentes participaram do evento. As duas entidades possibilitam os cursos profissionalizantes do CCMar. Também estiveram na recepção à comitiva a presidente da Fundação Cidade do Rio Grande, Elizabeth Tellechea; o representante do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional Eduardo Han; o secretário municipal de Coordenação e Planejamento e ex-reitor da FURG João Carlos Cousin; e o prefeito em exercício Eduardo Lawson.

Para a reitora Cleuza Dias, o mais importante é ver os jovens que prepararam o evento com qualidade e beleza, através dos cursos que desenvolvem no CCMar. Disse que o local é belo não pela paisagem que o cerca, mas pelas pessoas que ali estão. Afirmou que aquele momento mostrou que o passo dado pela Universidade ao criar o CCMar estava certo e que o BNDES fez a diferença ao apoiar o projeto.

Ressaltou a parceria com o banco e a presença dos franceses, cujas ideias e experiência poderão contribuir muito para novos projetos rio-grandinos. Destacou que o CCMar é fruto de trabalho coletivo e que não resulta benefícios para a Universidade mas para toda sociedade, porque é um novo espaço de formação e os jovens e o Brasil precisam de novos espaços. Finalizou agradecendo a todos os que acreditam nos projetos como o Centro de Convívio.

NOVOS PROJETOS - Marcus Vinicius Macedo Alves, gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, disse que projetos como o CCMar fazem a equipe trabalhar com mais prazer e que a comunidade rio-grandina apoia os projetos e tem um poder público disposto a agir. Aqui tem terreno fértil para parcerias, disse. Por isto, explicou, Rio Grande foi escolhida para o próximo projeto local, que é o Perímetro Patrimônio Histórico, a partir de projeto-âncora envolvendo a revitalização do Porto Velho.

Este projeto será realizado a partir de convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento. O acordo de cooperação entre brasileiros e franceses prevê trabalhos de gestão integrada de território, cultura e patrimônio. O BNDES vai doar um estudo do plano integrado de desenvolvimento, visando preservação do centro histórico, denominado Ação do Entorno, para Rio Grande e São José do Norte.

 

Gallery

Prefeito em exercício: Município tem novos projetos

Prefeito em exercício: Município tem novos projetos

Subject: Arquivo