Repositórios da FURG recebem atualização para melhor funcionamento

O Repositório Institucional (RI) é um instrumento que reúne, sistematiza e preserva o que a Universidade produz, com vista a garantir o registro e a disseminação da produção científica institucional, facilitando o livre acesso nacional e internacional a esse conhecimento. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) possui atualmente dois repositórios: um institucional e outro de TCCs e monografias.

Nesta semana, o consultor do repositório digital DSpace, Márcio Gurgel, que está na FURG para estabilizar e atualizar os repositórios da Universidade, explica que uma das vantagens das instituições que possuem essa ferramenta é a possibilidade de mostrar com transparência tudo que se produz, facilitando o acesso a todos. Segundo o consultor, por estarem na internet, os repositórios permitem o intercâmbio científico entre instituições, promovendo a troca de informações e motivando o crescimento da pesquisa através da presença de metadados (informações como título e autor) e arquivos. O metadado contribui para compor a informação e facilita identificar determinados objetos.

O principal deles, é o arquivo, composto por diversos formatos de interação como fotos, vídeos e animações, explica Gurgel. Além disso, os conteúdos presentes nesse instrumento são informações confiáveis, que anteriormente passaram por avaliação.

Acompanham o consultor durante o processo de atualização o servidor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) Reginaldo Hirata e os bolsistas Rafael Scharmm (Proexc) e Júlio César Medina (SEaD). Para eles a presença de um especialista na área de Tecnologia da Informação (TI) facilita um melhor entendimento da ferramenta e proporciona a aprendizagem de novos conhecimentos, já que não existem muitos especialistas nessa área.

Os repositórios da FURG estão hospedados em um servidor específico no NTI, sob responsabilidade do técnico Reginaldo Hirata.

Interessados em conhecer os repositórios podem acessar o link www.repositorio.furg.br.

 

Gallery

Júlio, Márcio, Rafael e Reginaldo © Altemir Viana – Secom/FURG

Júlio, Márcio, Rafael e Reginaldo © Altemir Viana – Secom/FURG

Subject: Arquivo