FURG inicia implantação da rede de marégrafos do sistema de monitoramento da costa brasileira

A FURG recebeu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a primeira parcela de recursos para a implantação de um Sistema Nacional de Monitoramento do Nível do Mar na Costa Brasileira. O sistema foi projetado pelo Laboratório de Estudos dos Oceanos e Clima (Leoc) do Instituto de Oceanografia e pelo Laboratório de Tecnologia de Geoinformação (LETGEO) do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG.

O projeto visa determinar a segurança das estruturas implantadas na costa brasileira aos processos climáticos e oceanográficos afetados pelas mudanças climáticas globais. O sistema prevê a instalação de 12 estações autônomas de monitoramento do nível da água em estruturas portuárias distribuídas uniformemente pelos mais de 8 mil quilômetros de costa do país, desde o Pará até o Rio Grande do Sul. As localidades elencadas

inicialmente para receber os sistemas sensores são mostradas na figura 01.

A responsabilidade do projeto e a coordenação das atividades estão a cargo do dr. Carlos Alberto Eiras Garcia do Instituto de Oceanografia (IO) e do dr. Glauber Acunha Gonçalves do Centro de Ciências Computacionais (C3).

Entenda como funciona o sistema:

Cada estrutura será dotada de um sistema maregráfico radar quadrifeixe, um sistema transdutor de pressão, sensores de temperatura, umidade e pressão do ar, com alimentação autônoma e comunicação em tempo quase-real, que permite a obtenção dos dados precisos de todas as estações em uma única central de processamento e monitoramento por conexão de dados remota e solução por computação em nuvem. Todas as estações estarão calibradas e referenciadas ao mesmo sistema geodésico, ou seja, as medidas efetuadas serão intercomparáveis ao longo do tempo.

Esse sistema somará aos já executados estudos de implantação do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SIMCOSTA), composto por um conjunto de boias com múltiplos sensores colocados ao largo do mar territorial brasileiro e, ao sistema de monitoramento da vulnerabilidade das ocupações costeiras, cujos resultados associados às áreas sujeitas a eventos de inundação por água do mar já estão no Ministério do Meio Ambiente (figura 02: simulação de inundação na Praia do Quintão, litoral norte, sob ação de onda de ressaca).

 

Gallery

Figura 02

Figura 02

Subject: Arquivo