Problema no envio de e-mails - 02/10/13

Comunicamos à nossa comunidade que, apesar dos inúmeros avisos de que não informem a senha da conta de e-mail, quatro usuários desavisados/inexperientes caíram na fraude eletrônica conhecida como "phishing" e informaram A fraudadores a senha de seus e-mails.

Os fraudadores, utilizando-se da identificação e a senha fornecidas, enviaram centenas de milhares de mensagens de "spam" (spam = lixo eletrônico). Isto levou a que os e-mails enviados pelo servidor "@furg.br" fossem barrados em diversos servidores, entre eles Hotmail, Tribunal de Contas da União, Procuradoria do Estado, VetorialNet, dentre outros.

Outros servidores poderão colocar os e-mails enviados pela FURG na caixa de "SPAM".

Não há previsão de prazo para regularização deste serviço por parte dos servidores de email, pois serão eles que nos retirarão de suas listas de emissores de spam.

Devido aos acidentes descritos pedimos redobrada atenção de todos para as seguintes regras:

- O NTI não solicita senha nem nenhum outro dado pessoal por e-mail, e informa também que sua senha é pessoal e não deve ser informada em nenhuma outra página além das institucionais.

- A senha pode ser alterada diretamente no webmail institucional "http://webmail.furg.br", em "Configurações pessoais" e na aba "Senha". Não use senhas simples nem óbvias, a descoberta de senhas por uma pessoa mal intencionada pode causar grandes problemas ao sistema de e-mail institucional.

- As mensagens na "Lixeira" ocupam espaço e podem fazer com que seja esgotada a capacidade de armazenamento de sua caixa, lembre-se de limpá-la periodicamente.

- Não há procedimentos automatizados de aumento da caixa de correio, a verificação da ocupação pode ser feita pelo próprio usuário na parte inferior do "webmail" e os pedidos de aumento da caixa de correio podem ser feitas pelo próprio e-mail. Enviar as solicitações para "nti.suporte@furg.br".

Fonte da informação: Setor de Suporte do NTI

 

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