Dirigentes da Fundação Cultural Piratini realizam visita institucional à FURG

Em passagem pela região Sul do Estado, uma equipe de dirigentes da Fundação Cultural Piratini esteve reunida com a reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo, na tarde desta quinta-feira, 26. Durante a visita de cortesia à Universidade Federal do Rio Grande, o presidente da Fundação, Pedro Luiz Osório, falou sobre o interesse na parceria entre as emissoras públicas gaúchas, em especial com a FURG FM e FURG TV. O encontro integra o novo projeto da Fundação Piratini, Em Sintonia com o Rio Grande, e tem o objetivo de fortalecer as relações institucionais, bem como proporcionar o intercâmbio de conteúdos, entre outros interesses, ampliando a presença da TVE e FM Cultura no interior do Rio Grande do Sul.

"Esse projeto consiste basicamente em sete roteiros, que vão percorrer cerca de 40 municípios gaúchos, visitando prefeituras, instituições e entidades, entre outras forças vivas da cultura, aproximando a TVE e a FM Cultura das comunidades que estão fora da capital do Estado. Estamos passando por um processo de resgate e fortalecimento de nossas emissoras, considerando o período de 8 anos em que estiveram paradas. Atualmente, todos nossos setores estão em plena atividade, alguns com limitações, mas em funcionamento", disse Pedro Luiz Osório.

De acordo com ele, a intenção também é buscar apoio financeiro junto às comunidades, para colaborar com a manutenção da Fundação Piratini, um bem público, de forma a impedir que haja retrocesso nessa fase de reestruturação das emissoras.

Para a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, o encontro contribuiu para firmar intenções e compromissos entre as instituições. "Existem boas possibilidades de parceria, sobretudo no que diz respeito ao incentivo a pluralidade e diversidade de conteúdos produzidos nas emissoras públicas. É um bom caminho para fortalecer nossas relações, de forma que FURG TV e FURG FM possam estar inseridas nesse contexto, integrando os editais que forem publicados e apoiando as ações necessárias para o efetivo desenvolvimento dos projetos", disse a reitora.

Após a visita, os dirigentes da Fundação Piratini saíram em visita pelo Campus Carreiros, para conhecer os diferentes espaços da Universidade. O cronograma do projeto Em Sintonia com o Rio Grande segue agenda até o final deste ano, percorrendo outros roteiros interioranos do RS.

 

Gallery

Subject: Arquivo