FURG expande internacionalização para a África

O professor João Alberto da Silva, do Instituto de Educação (IE) da FURG, está desde a última segunda-feira, 15, em solo africano, na cidade de Maputo, em Moçambique. Trata-se de uma missão de trabalho com professores da Universidade Eduardo Mondlane, com a qual a FURG mantém convênio de cooperação para formação de professores de Ciências e Matemática. O acordo conta com financiamento do governo brasileiro, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e de fontes internacionais, através da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). A missão tem o objetivo de estabelecer um plano de trabalho para mobilidade acadêmica. A cooperação prevê missões de estudo de grupos de estudantes brasileiros em Moçambique e o recebimento dos estudantes moçambicanos na FURG. Já a partir do dia 1º de outubro a FURG vai receber quatro estudantes provenientes do Moçambique para mobilidade acadêmica em estudos de graduação e pós-graduação.

Em janeiro de 2014 um grupo de estudantes da FURG, acompanhados da professora Gionara Tauchen, deve ir a Moçambique para formação complementar. Ainda está prevista mais uma missão de trabalho em maio de 2014 a ser realizada pela professora Paula Ribeiro.

Essa primeira missão trata-se de uma ação estratégica para internacionalização da FURG, pois contribui no estreitamento das relações com outras instituições em países de Língua Portuguesa. Consolida a FURG como polo de formação de professores no campo das Ciências e Matemática. Vai permitir à Universidade aprender com as experiências de Moçambique e trocar experiências com professores universitários que possuem práticas diferentes.

O término da missão de trabalho está previsto para 25 de setembro e o acordo se dá no âmbito do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

 

Subject: Arquivo