Assinado Protocolo de Intenções para empresa-âncora do Oceantec

O Parque Científico e Tecnológico do Mar - Oceantec da Universidade Federal do Rio Grande - FURG já tem uma empresa âncora. Foi assinado nesta quarta-feira, 11, o Protocolo de Intenções entre a FURG e a Ecovix-Engevix Construções Oceânicas S/A que dá o passo inicial à instalação de empreendimentos empresariais no Oceantec, visando ao desenvolvimento de ações na formação de recursos humanos, desenvolvimento científico e inovação tecnológica nas áreas naval, oceânica e correlatas.

A assinatura ocorreu durante reunião-almoço na Câmara de Comércio, em que foi palestrante o diretor executivo da Engevix Gerson de Mello Almada. Assinaram o documento o reitor em exercício da FURG Danilo Giroldo, o diretor executivo e o diretor de Engenharia da empresa, Alexandre Canhetti. Foram testemunhas o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o gerente de Administração do Polo Naval Josenildo Alves e o presidente da Câmara de Comércio Renan Lopes.

A FURG constituiu o Oceantec, em parceria com a Prefeitura dentro do Programa Estadual de Parques Tecnológicos, como uma instituição científica e tecnológica - ICT, para promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica entre universidades, empresas e governo, formando o que se chama "tríplice hélice". Pelo compromisso assinado, a FURG constituirá, em 15 dias, um comitê técnico para definir parâmetros técnicos, econômicos e científicos que balizarão o edital público para instalação de empreendimentos no Oceantec.

DESAFIOS - Na palestra da reunião-almoço denominada Tá em Pauta, o diretor executivo da Engevix, Gerson Almada, mostrou os dados da empresa na cidade, os próximos projetos e um comparativo entre os anos de 2010, quando apontou os desafios da cidade e região com a chegada do polo naval e 2013, quando este polo está consolidado. Muitos destes desafios permanecem, em especial relativamente à preparação da cidade para as mudanças que já aconteceram e continuarão a ocorrer.

Almada entende que o convênio entre FURG e a empresa enfrenta um dos maiores desafios que é a educação e qualificação de trabalhadores.

Ele apresentou dados sobre escolaridade, sexo e origem geográfica dos trabalhadores do polo. Noventa por cento deles, segundo a Engevix, são do Rio Grande do Sul; só 15% pertencem ao sexo feminino e somente 6% têm nível superior de escolaridade. Para ele, é preciso melhorar estes índices para chegar ao nível de estaleiros mundiais que venceram esta etapa e hoje têm índices opostos, com nível de escolaridade superior da maior parte dos trabalhadores, independente do grau de tecnologia atingido. Almada pediu apoio da comunidade para que não seja alterada a regra de que 70% do conteúdo de produção dos estaleiros brasileiros seja nacional, garantindo que isto é o que mantém os empregos do setor no País.

O reitor em exercício, Danilo Giroldo, disse que a FURG tem o compromisso de efetuar a chamada pública para as empresas operarem no Oceantec e que a entrada da Engevix, uma empresa de grande porte, vai atrair outros empresários para o parque, diversificando empreendimentos e valorizando a iniciativa da Universidade, que visa ao desenvolvimento regional através da inovação tecnológica.

CÂMARA DE VEREADORES - O Projeto do Parque Científico e Tecnológico do Mar - Oceantec foi apresentado nesta quarta-feira em audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores do Rio Grande. O reitor em exercício Danilo Giroldo conversou sobre detalhes do projeto, além de esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre o projeto.

 

Gallery

Reitor em exercício apresenta projeto Oceantec na Câmara. Foto: Altemir Vianna

Reitor em exercício apresenta projeto Oceantec na Câmara. Foto: Altemir Vianna

Subject: Arquivo