DAC promove oficina de Blues

A Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove a oficina de Blues: Los Puentes Del Blues. A atividade cultural de ensino é desenvolvida através de um intercâmbio cultural firmado entre músicos brasileiros e uruguaios em torno dos aspectos de história, teoria, harmonia, estilos e técnicas de slide para guitarra, aplicados à forma musical Blues.

O encontro ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro, das 13h30min às 20h. Ao todo estão sendo disponibilizadas 50 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sinsc.furg.br. O público alvo são músicos instrumentistas de guitarra, violão, baixo e harmônica, com conhecimento de cifragem. Cada participante deverá levar instrumento musical. A atividade será realizada no Núcleo de Extensão em Música, localizado no Campus Carreiros da FURG.

Ementa

História, Estilos, Instrumentos e Artistas do Blues;

Teoria, Harmonia e Acompanhamento para instrumentos harmônicos

Técnicas de Slide e Improvisação para violão e guitarra;

Prática instrumental através de improviso.

Sobre os ministrantes

Ícaro Chaves É natural de Rio Grande, iniciou a carreira musical em 2007 participando de bandas de rock e blues em sua cidade. Ganhou a notoriedade de seu trabalho ao longo dos últimos cinco anos em apresentações em bares e festas locais representando seu estilo: o Blues. Passou a se integrar aos vários músicos da cidade ao criar um projeto de Blues que tinha o objetivo de unir os músicos de diferentes estilos, através de encontros que resultavam em divertidas Jams o que lhe proporcionou interagir com mais de 40 músicos locais.

Esteve presente também na cena musical de Porto Alegre, no Litoral Norte do Estado, e ultimamente no Uruguai, o que resultou na aproximação e no reconhecimento de grandes músicos do país vizinho. Entre os músicos com quem trabalhou estão: Gambona, Ivan Beck, Lucas Fê, Marcio Amaral, Leôpa Rechia, Eduardo Escalier, Gaspo Harmônica, Jorge Mariño, Fernando Amaral, Brad Acunha, Alê Ravanello entre outros.

A partir de 2010 passou a lecionar aulas de violão e guitarra voltadas para o Blues em escolas e oficinas particulares. Atualmente se prepara para lançar seu primeiro EP de músicas autorais junto à banda Blues e destilados.

Jorge Mariño É um guitarrista uruguaio que utiliza técnicas da escola de Blues de Chicago. Está radicado em Buenos Aires, onde integrou e formou várias bandas portenhas ligadas ao Rock & Roll e Blues, participando em festivais e ciclos de recitais desde 1980.

Mariño através de vasta experiência transita pela diversidade do Blues se alimentando das fontes mais autênticas de Chicago, Mississippi e Texas, escutando a Muddy Waters, Albert King, Charlie Patton, Robert Johnson, Missisippi John Hurt, Cephas and Wiggins, B.B. King, Howlin Wolf, Hubert Sumlin, Freddie King dentre outros expoentes.

É fundador do projeto Puentes del Blues. Uma banda que busca possibilitar o intercâmbio cultural através da música. Atualmente trabalha em diversos projetos musicais e realiza a produção de shows internacionais de Blues.

Arquivos

Programa da Oficina

 

Subject: Arquivo