FURG e Prefeitura do Rio Grande lançam Caminhão Feira

Uma oportunidade de levar aos bairros do município do Rio Grande produtos de qualidade sanitária e nutricional da pesca artesanal. A comercialização do pescado, realizada diretamente entre pescadores e consumidores, irá fortalecer a cadeia produtiva local bem como consolidar a rede de empreendimentos econômicos solidários da pesca. A atividade que leva o nome de Caminhão Feira faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal do Rio Grande e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), assinado durante a Festa do Pescador, promovida no dia 29 de junho deste ano.

O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da FURG há anos desenvolve trabalhos com associações e cooperativas da cidade do Rio Grande, oriundas do setor da pesca. Nesta iniciativa a Associação de Pescadores da Vila São Miguel (Apesmi), ficará responsável por todo gerenciamento do Caminhão Feira. Ao todo foram destacadas, inicialmente, dez pessoas para trabalhar no equipamento. Segundo a coordenadora do Nudese Lúcia Nobre, esses pescadores passaram por oficinas de capacitação na área de gestão e de boas práticas de manipulação, oferecidas pela Universidade.

O secretário municipal da Pesca Éderson Silva ressaltou que a ação trará ganhos tanto para o produtor, que verá seu trabalho sendo reconhecido, quanto para o consumidor, que ao usufruir do pescado terá benefícios para a saúde. Para o representante da Associação de Pescadores, Louredi Borges, a iniciativa contribui para a comercialização do pescado local através de preço justo e solidário. Também valoriza e reconhece o pescador como produtor oportunizando a comunidade de conhecer o produto ofertado. Esperamos que a atividade aumente o consumo de peixe no município. Este é o início de um trabalho que certamente dará bons frutos. A ideia é agregar toda cadeia produtiva dentro de um só trabalho, disse o pescador.

A servente de limpeza Jaqueline Lopes aprovou a iniciativa O fato de o caminhão ir até o bairro e o preço ser mais baixo, torna a compra do produto mais acessível dentro das comunidades.

Sobre o equipamento - Com condições sanitárias avalizadas o caminhão possui três repartições: o setor da higienização, o balcão de comercialização e exposição do pescado e uma câmara fria: local onde os produtos permanecem nas condições sanitárias ideais.

Primeiramente o caminhão iniciará realizando a Feira do Parque Marinha, nas terças-feiras; a Feira do Visconde de Paranaguá, nas quintas e a Feira do Produtor no Cassino, aos sábados.

Ato de lançamento

Na manhã desta quarta-feira, 4, foi realizado o ato público de lançamento do Caminhão Feira. Participaram da solenidade o prefeito municipal do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer, a pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG Angélica Miranda, o presidente da Câmara dos Vereadores Paulo Renato Matos Gomes. Também estavam presentes a supervisora regional da Emater Adriane Lobo, o secretário municipal da Pesca Éderson Silva, o presidente da Colônia Z1 Nilton Machado, o representante da Associação de Pescadores Louredi Borges e outras autoridades políticas locais e do Ministério da Pesca.

Para o prefeito do Rio Grande Alexandre Lindenmeyer a atividade é fruto da articulação de vários segmentos, especialmente da FURG, através do Nudese. Alexandre destacou que o setor da pesca, antigamente o maior produtor de pescado no país, deve ser prioridade do município. Através da Secretaria da Educação devemos promover a valorização do pescado como alimento saudável para as crianças. A Secretaria de Comunicação também precisa apoiar essa ação de maneira que a comunidade rio-grandina possa se apropriar dos espaços onde este equipamento estará sendo colocado de forma itinerante, declarou o prefeito.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG Angélica Miranda salientou que a ação representa o respeito e a valorização do cidadão trabalhador, e contribui para o acesso da comunidade ao pescado, diretamente com o produtor.

 

Gallery

Caminhão Feira

Caminhão Feira

Subject: Arquivo