FURG sedia rodada de negócios da indústria naval e oceânica

Reunir as principais empresas compradoras do segmento de petróleo e gás do Estado e estimular a geração de negócios com fornecedores locais. O 2° Rio Grande Supply Day da Indústria Naval e Oceânica, rodada de negócios promovida pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), por meio do Programa RS Indústria Oceânica, em parceria com o Sebrae, foi realizado nesta quinta-feira, 29, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além da Universidade, apoiam o 2º Supply Day a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Associação RS Óleo e Gás, Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e Conexão Marítima. O evento também recebe apoio dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Badesul, BRDE, Caixa Econômica Federal e Santander.

Durante todo o dia, micro, pequenos e médios empresários dos setores metal-mecânico e eletroeletrônico estiveram reunidos com representantes das empresas compradoras do setor naval para prospecção de negócios, com apoio da FURG, que possui inúmeros projetos ligados ao setor. Participaram do encontro as principais empresas compradoras do segmento de petróleo e gás do Rio Grande do Sul. Do polo naval de Rio Grande estiveram presentes as empresas EBR, ERG, Engevix/Ecovix, Quip, CQG, Refinaria Rio-Grandense e Petrobras. Do Jacuí participam Metasa, Iesa, Intecnial e UTC. Durante o encontro também ocorreu a apresentação do APL Rio Grande e Entorno FURG e do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação AGDI.

Segundo o vice-presidente da AGDI Aloísio Nóbrega o 2º Supply Day é um evento que busca aproximar empresas de pequeno porte do Estado, oportunizando-as o contato com as chamadas empresas âncoras, como por exemplo, os estaleiros. No ano passado participaram do encontro 104 empresas em seis mesas de negócios, nesta edição estão presentes 182 empresas em oito mesas de negócios. Para o prefeito de Charqueadas e representante do Polo Naval do Jacuí Davi Gilmar de Abreu Souza, a rodada de negócios é um importante instrumento, que serve para interligar as conexões entre os polos do Rio Grande e do Jacuí, possibilitando o fortalecimento da indústria naval e oceânica.

Conforme o vice-reitor da FURG, professor Danilo Giroldo, essa iniciativa contribui, no atual contexto, para o fortalecimento do processo de instalação da governança do Arranjo Produtivo Local Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno, que vem sendo liderado pela FURG com apoio da AGDI.

 

Gallery

Subject: Arquivo