Evento busca promover vivências corporais e sociais

Participam do evento cerca de 300 pessoas

O Festival de Práticas Corporais do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) busca nesta quarta edição propiciar vivências corporais e sociais à comunidade, através do desenvolvimento de práticas educativas como a música, a dança, a luta e as atividades circenses. O evento acontece nesta quarta-feira, 28, no Cidec-Sul do Campus Carreiros da FURG.

Para a professora do curso de Educação Física da FURG Roseli Machado, o festival procura mostrar as práticas corporais desenvolvidas na Universidade, bem como proporcionar a realização de atividades físicas a toda comunidade rio-grandina.

No início da tarde foi realizada a oficina Ritmos e Danças, ministrada pelo professor, coreógrafo e bailarino Robson Porto, atualmente licenciado em Dança pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Segundo o professor, a dança além de trazer inúmeros benefícios físicos, é uma atividade que transforma a vida social de quem a pratica. As pessoas se expressam melhor fisicamente e socialmente, trazendo reflexos positivos em vários aspectos da vida, salientou o bailarino.

Posteriormente, houve a realização da oficina Expressão Corporal com a professora Camila da Silva Ribeiro, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel e membro do Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em seguida, o professor mestre Leonardo Costa da Cunha, que atua na rede pública do município do Rio Grande e no IFRS com lutas escolares, ministrou a oficina Lutas.

Mais tarde, às17h30min, o evento contará com a apresentação de práticas desportivas desenvolvidas na FURG como alongamento, aeroritmos; ginásticas e danças. Durante a noite haverá a apresentação do Grupo de Dança do Núcleo Universitário da Terceira Idade (Nuti) da FURG e do Grupo Muito Prazer, Eu Existo!, formado por alunos com deficiências múltiplas. O grupo, vinculado ao Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão - Escola Viva está junto há mais de dez anos. Em seguida, acadêmicos das turmas de 3º e 4º ano da FURG apresentarão suas produções nas atividades circenses e nas danças. Também haverá a apresentação do Sensei Sílvio Menezes junto com integrantes do Grupo da Escola Bom Jesus.

 

Subject: Arquivo