Palestra sobre aposentadoria no aniversário da FURG

Hora de criar novas escolhas, preparar diferentes projetos de vida, continuar na mesma atividade ou até mesmo retomar antigos sonhos. Estas dúvidas surgem quando o assunto é aposentadoria. E foi pensando nisso que a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), através da Coordenação de Psicologia Organizacional e Serviço Social (CPOSS), promoveu nesta quarta-feira, 21, a palestra integrativa Aposentadoria: o que eu tenho a ver com isso?. O encontro, que integra as comemorações dos 44 anos da FURG, dá início ao Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). A atividade foi ministrada na sala Lagoas do Cidec-Sul da FURG pela psicóloga e professora pós-doutora Dulce Helena Penna Soares.

A reitora da FURG Cleuza Sobral Dias deus as boas-vindas aos presentes destacando que a história da Universidade é feita do trabalho de servidores e por isso estes devem ser cuidados com muita dedicação e carinho. O pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), Claudio Paz de Lima disse que a ideia de desenvolver a atividade é uma forma de a Universidade proporcionar aos servidores qualidade para a decisão, ou seja, poder prepará-los para esta nova etapa da vida, que traz tantas transformações. Muitas pessoas têm facilidade em decidir e são felizes com suas escolhas, enquanto outras são tomadas pelo medo do abandono das relações e pela falta de uma atividade que as envolva, como o trabalho. O pró-reitor Claudio Paz de Lima acrescenta ainda que este tema também está voltado para aqueles servidores que estão longe de se aposentar. Este assunto pode ser construído e consolidado ao longo da trajetória desses servidores para quando chegar o momento da aposentadoria eles possam ter capacidade de discernimento para tomar a melhor decisão, uma escolha assumida de forma tranquila e com qualidade.

Segundo a coordenadora do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), a psicóloga Denise Gul, o projeto objetiva abrir um espaço para que os servidores em processo de aposentadoria possam receber e trocar informações e refletir sobre esta nova etapa da vida que, muitas vezes, gera medo e ansiedade nos servidores. O centro de vida das pessoas está, de certo modo, focado no trabalho. E reconstituir isso, é um processo de perdas e o PPA surge para que os servidores possam entender que novos projetos possam acontecer com a aposentadoria. O programa conta com a ajuda e a acolhida de servidores da Universidade que atuarão como facilitadores e com a parceria do Sebrae. Ao longo da realização do PPA serão abordados aspectos biopsicossociais, visando o alcance da qualidade de vida do servidor.

Durante a palestra a professora Dulce Helena Penna Soares abordou questões relacionadas a vantagens e desvantagens da aposentadoria, interagindo com os servidores presentes. A palestrante ressaltou que o fim de um vínculo na Instituição não pode ser visto de forma negativa já que representa o recomeço de uma nova vida, com possibilidades de uma segunda carreira ou até mesmo um momento para aproveitar o tempo livre, o lazer e até o ócio. Também falou sobre a ruptura da estrutura espaço-temporal, que deve ser reorganizada, assim como a nova maneira de se relacionar com a família.

Ao final do encontro, a professora pediu que os servidores conversassem entre si sobre os planos para o futuro. A servidora da FURG Jovana Soares Urruth, que está próximo de se aposentar, declarou que a palestra contribuiu para esse processo de preparação da aposentadoria, de descobrimento de novas atividades e de planejamento de diferentes projetos.

 

Subject: Arquivo