Evento sobre História e Meio Ambiente é realizado no Cidec-Sul

Promover o debate e a divulgação de pesquisas realizadas no âmbito da História Ambiental do Rio Grande do Sul. Este é o objetivo da 2ª Jornada Gaúcha de História Ambiental, que reúne os mais diversos eixos temáticos sobre a dinâmica ser humano-natureza ao longo da história. O encontro é promovido pelos cursos de graduação em História (Licenciatura e Bacharelado), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Mestrado em História e Grupo de Trabalho (GT) de História Ambiental da Associação Nacional dos Professores de História (Anpuh/RS).

Segundo um dos coordenadores do evento, o professor do curso de História e integrante do GT de História Ambiental da Anpuh/RS, Daniel Prado, a ideia é potencializar os estudos nas áreas de história e meio ambiente, reunindo pesquisadores de renome de diversos Estados do Brasil. Ao longo da jornada, os palestrantes promovem discussões sobre representações socioambientais, conflitos ambientais, visões de naturalistas do século 19, história do movimento ecológico, biografias históricas de atores sociais protagonistas da ecologia política, atuação de movimentos sociais, entre outros temas.

A palestra de abertura intitulada História da Panthera onça no Brasil: modos de se fazer uma História Ambiental foi ministrada hoje pela manhã, 8, pelo professor doutor José Luiz de Andrade Franco (UnB). No início da tarde a professora doutora Marluza Harres (Unisinos) proferiu a palestra Trabalho de memórias e mudanças ambientais Bacia do Rio Camaquã, RS. À noite, haverá a realização da mesa Estado da Arte em História Ambiental no RS coordenada pelo professor Daniel Prado com a participação dos doutorandos Elenita Pereira (UFRGS) e Fabiano Rückert (Unisinos).

Amanhã, 9, o professor doutor Paulo Henrique Martinez (Unesp) ministrará a palestra História e Educação Ambiental. Posteriormente, haverá a conferência final O pensar sobre o urbano e a questão ambiental: Retrospectivas conceituais com o professor doutor da FURG, Solismar Fraga Martins.

Durante o encontro também estão sendo apresentados trabalhos realizados por professores e acadêmicos do curso de História e Gestão do Patrimônio Socioambiental da FURG.

Participam da jornada, acadêmicos da graduação e da pós-graduação e comunicadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país.

 

Gallery

Subject: Arquivo