Prêmio Memória da Arquitetura não será atribuído em 2013

O Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, criador e gerenciador do denominado Prêmio Memória da Arquitetura, resolveu não outorgá-lo no ano de 2013. Como já aconteceu nos oito anos em que o Prêmio foi atribuído, ele premia pessoas físicas e entidades ou órgãos que se tenham destacado na divulgação, na defesa ou na conservação de bens edificados que possam ser considerados como patrimônio a ser mantido ou na educação patrimonial. A FURG integra o Conselho que elege os premiados.

No ano atual, para que não passe em branco a data de 17 de agosto Dia Nacional do Patrimônio Histórico o IAB estudou alternativas para comemorar a data.

Acertou uma programação com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura.

Na própria data comemorativa, sábado, 17 de agosto, um programa variado será desenvolvido no turno da manhã.

Como grande parte da população não conhece por dentro o prédio da Prefeitura Municipal, ele será aberto à visitação pública, durante a manhã do sábado, guiada por uma engenheira que acompanhou as obras do restauro do Paço Municipal.

Uma banda formada por jovens universitários tocará num palanque montado no Largo da Prefeitura.

Finalmente os interessados serão conduzidos por um arquiteto no Roteiro da Praça Municipal, visualizando os 15 atrativos turísticos que estão localizados dentro da Praça Xavier Ferreira e no seu entorno próximo.

Toda a programação oferecida não terá custos para os cidadãos que dela queiram participar, pois será um instrumento de Educação Patrimonial, tão necessária na cidade mais antiga do estado e denominada Cidade Histórica Patrimônio do Rio Grande do Sul.

 

Subject: Arquivo