Mudança do SAsCC prevê crescimento do projeto

Atualmente o Serviço de Assistência a Construção Civil (SAsCC) está instalado no Campus Carreiros, no anexo 2, ao lado da secretaria geral da Escola de Engenharia (EE). O horário de atendimento ao público ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, das segundas às sextas-feiras. O telefone de contato atual é o 3233.6648, porém, este número será alterado, visto que é compartilhado com a Secretaria da Escola de Engenharia.

Segundo o coordenador do SAsCC, professor Alessandro Morello, a transferência das instalações para o Campus Carreiros facilitará a orientação dos acadêmicos envolvidos. Além disso, espera-se que novos colaboradores, professores e estudantes, possam aderir ao projeto. Dessa forma será possível transformar o projeto de extensão em um programa, que permitirá maior alcance junto às comunidades carentes do Município.

Sobre O SAsCC

O SAsCC foi criado em 1982 por professores da Escola de Engenharia da FURG. A ideia inicial era de prestar serviços comunitários à população de baixa renda em projetos de habitações. Durante mais de 30 anos de existência, tem auxiliado de forma significativa várias famílias da cidade de Rio Grande/RS.

Mais de 300 alunos da Escola de Engenharia participaram como bolsistas ou voluntários, adquirindo experiência prática no desenvolvimento de projetos e encaminhamento para aprovação nos órgãos competentes.

Parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal, Defensoria Pública e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea, além dos serviços prestados para associações de bairros, escolas, Brigada Militar, entre outros, comprovam a importância do trabalho prestado ao longo destas três décadas.

Atualmente o projeto de extensão conta com a colaboração de um técnico, três professores, dois bolsistas Epem, quatro bolsistas permanência e seis estudantes voluntários.

O objetivo geral é o de atender as famílias de baixa renda do município do Rio Grande no que diz respeito à elaboração de projetos de habitações populares, regularização de obras concluídas e processos de usucapião (desde que sejam respeitadas as condições citadas no item procedimentos para solicitação de serviços).

Além disso, o projeto prevê outros objetivos secundários, mas não menos importantes, como:

Desenvolver projetos especiais, destinados às instituições de caridade, igrejas, escolas e associações sem fins lucrativos;

Treinar e inserir dos estudantes na vivência prática de elaboração e compatibilização de projetos, leitura e interpretação de normas e legislação pertinente;

Retornar à sociedade, na forma de serviços, os recursos públicos que são investidos na formação de estudantes da Universidade.

Divulgar, através dos trabalhos realizados, a Escola de Engenharia e a FURG para a comunidade local.

Procedimentos para solicitação de serviços

As solicitações dos clientes interessados são analisadas a partir dos seguintes aspectos:

Área a construir (ou construída) máxima de 60,00 m2;

Comprovante de renda no máximo três salários mínimos;

Comprovante de propriedade do terreno;

Comprovante do IPTU pago.

Se a solicitação do cliente for julgada exequível, será agendada uma visita ao local da intervenção, juntamente com os bolsistas/voluntários e o cliente. Estas visitas aos locais são realizadas semanalmente, sempre agendadas previamente com o setor de viaturas da Universidade (Prefeitura Universitária/Proinfra).

Nos casos em que o levantamento físico do terreno for muito complexo, de tal forma que não se consiga ter a precisão necessária para o desenvolvimento da proposta, será marcada uma nova visita com a participação dos técnicos e bolsistas do Laboratório de Topografia da Escola de Engenharia. Concluído o levantamento físico no local da obra/regularização, os bolsistas ou voluntários passam a desenvolver a proposta sob a orientação dos professores responsáveis.

Assim que a proposta (projeto, laudo, etc.) estiver pronta, a mesma é impressa e encaminhada para a aprovação na Secretaria de Coordenação e Planejamento da Prefeitura Municipal de Rio Grande/RS.

No caso de projetos de regularização de obras, a tramitação do processo junto à Prefeitura Municipal é acompanhada pelos estudantes até que seja aprovado. Também são encaminhados laudos para a Defensoria Pública do Estado, informando dimensões de lotes ou situações de construções em determinados terrenos, atendendo às demandas daquele órgão.

 

Subject: Arquivo