Reitora da FURG trata de temas estratégicos em São Lourenço do Sul

A construção do primeiro Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Rio Grande do Sul e do novo campus da Universidade Federal do Rio Grande e a implantação de novos cursos superiores foram alguns dos temas estratégicos tratados pela reitora da FURG em São Lourenço do Sul na segunda-feira, 22. Cleuza Maria Sobral Dias esteve reunida com o prefeito Daniel Raupp e a superintendente substituta da Fundação Nacional da Saúde Funasa no Rio Grande do Sul, Nadia Pilati, além de fazer uma visita aos acadêmicos da FURG naquele município.

Acompanharam a reitora os pró-reitores de Graduação Denise Martinez; de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Cláudio Lima e o coordenador do curso de Gestão Ambiental Paulo Roberto Tagliani. Também participaram da reunião na prefeitura a secretária e a secretária adjunta de Planejamento e Meio Ambiente do município de São Lourenço, respectivamente Andrea Citrini e Rita Marimon.

SANEAMENTO E CAMPUS Unindo Prefeitura, Funasa e FURG, as questões de saneamento ambiental nos municípios da região passarão a ser tratadas no primeiro centro de referência do setor no Estado. Este centro será local de trabalhos em ensino, pesquisa e extensão para pesquisadores e estudantes da FURG. Já estão liberadas pela Funasa, que financia projetos similares em vários Estados, verbas no R$ 1,8 milhão. A superintendente da Funasa afirmou que há muita necessidade, em todo Brasil, de técnicos em saneamento, pois anteriormente não havia recursos para esta área. Hoje, há recursos para projetos e carência de profissionais.

Para o prefeito de São Lourenço, a parceria com a FURG, que se estende há anos, permitirá dotar os municípios da região de uma estrutura em saneamento básico da qual estas cidades carecem e que seria inviável sem a Universidade. A reitora e o coordenador do curso mostram-se satisfeitos com a parceria. Tagliani disse que a FURG tem uma grande contrapartida a oferecer, com a atuação acadêmica nos estudos da água e saneamento da região. A reitora Cleuza Dias entende que os compromissos da FURG com a região se mantêm e se fortalecem com a implantação do centro.

Na mesma área em que deve ser construído o Centro de Referência em Saneamento Ambiental, na entrada da cidade, estará sediado também o futuro campus da FURG em São Lourenço do Sul. Cleuza Dias apresentou ao prefeito Daniel Raupp as necessidades acadêmicas, como prédios para salas de aula, biblioteca, restaurante universitário e espaços de convivência e foi definido o terreno junto ao centro de saneamento como ideal para o futuro campus.

ACOLHIDA No atual campus da FURG em São Lourenço, a reitora e os pró-reitores realizaram uma visita de acolhida aos acadêmicos, pelo ano letivo de 2013. Foram apresentados os pró-reitores, aos quais devem se dirigir os acadêmicos para queixas ou sugestões. Também foram anunciados dois novos cursos para aquele município: Agroecologia e Educação no Campo Ênfase em Ciências Naturais e Ciências Agrárias. A equipe completa da Reitoria deve retornar a São Lourenço em agosto, com a Reitoria Itinerante. Esta atividade já foi realizada em Santa Vitória do Palmar, onde a FURG também tem campus. Todos os pró-reitores, além da reitora, se reúnem com servidores e alunos para ouvir necessidades, sugestões e dirimir dúvidas, além de buscar soluções para eventuais dificuldades.

 

Gallery

Grupo visita atual campus da FURG em SLS

Grupo visita atual campus da FURG em SLS

Subject: Arquivo