Historiadora do Arquivo Nacional palestrará na FURG

A utilização dos arquivos enquanto instrumentos de apoio à organização do Estado e da sociedade exige que eles estejam organizados e acessíveis ao governo e aos cidadãos, em respeito ao disposto na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. A organização dos documentos de arquivo e o acesso às informações são objetivos a serem alcançados por meio do desenvolvimento de programas de gestão de documentos, o que garantirá o suporte às decisões político-administrativas e os direitos dos cidadãos.

A implantação de programas de gestão de documentos apresenta-se como uma atividade essencial ao pleno funcionamento da administração pública, sendo de primordial importância a adoção de normas e procedimentos técnicos para disciplinar as atividades dos serviços arquivísticos. Entre as atividades desenvolvidas em um programa de gestão de documentos, a elaboração e a utilização de instrumentos técnicos de classificação e de temporalidade e destinação constituem-se numa tarefa fundamental para a melhoria dos serviços prestados à própria Administração e ao cidadão.

Assim, a Tabela de Temporalidade de Documentos - TTD é um dos instrumentos de gestão arquivística, eixo de um sistema de arquivos, que fixa os prazos de guarde e determina o armazenamento definitivo ou eliminação de documentos de acordo com seus valores administrativo, jurídico, fiscal e histórico. A apresentação das aplicações da TTD das atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior será abordada por Ana Celeste Indolfo, especialista de nível superior no Arquivo Nacional e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no dia 11 de julho, às 10h, durante o 1° Fórum dos Arquivistas das Ifes/IES da Região Sul - 1° Arquifes/Sul.

O evento tem como eixo principal propiciar discussões reflexivas para a aplicação de Políticas Arquivísticas nas Ifes e IES da Região Sul, buscando contribuir com as discussões que cercam as atividades e os procedimentos arquivísticos e mudanças de estratégias que auxiliarão a esses profissionais na solução de dificuldades oriundas da gestão documental. O evento ocorrerá no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). Os interessados poderão fazer a inscrição no site www.sinsc.furg.br/site/arquifes-sul.

 

Subject: Arquivo