Inscrições abertas para Curso de Férias para professores da rede pública de ensino

Estão abertas até o dia 12 de julho as inscrições para mais uma edição do Curso de Férias em Radiações Solares, voltado para professores da rede pública de ensino. O curso é promovido pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (Geeps), do Laboratório de Cultura Celular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, coordenado pela professora Gilma Santos Trindade. As atividades ocorrem entre os dias 15 e 19 de julho de 2013, no turno da manhã, nas dependências do instituto.

As inscrições podem ser feitas pelo email: furg.cursodeferias@gmail.com

Durante cinco dias das férias os participantes terão a oportunidade de desenvolver experimentos nos laboratórios do ICB em um curso destinado a práticas experimentais e ao desenvolvimento de novos talentos. O objetivo é colocar todos em contato com a ciência viva, prática, e para isso é realizado diversas atividades, experimentos, palestras, enfim, acesso a informações gerais sobre as radiações solares, seus benefícios e malefícios.

Esse curso faz parte do Projeto da Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, do qual a FURG já faz parte desde 2007, juntamente com outras 23 instituições nacionais públicas de ensino superior e 40 grupos participantes. O objetivo principal é de ensinar ciência, fazendo ciência. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a ciência. Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: cursos experimentais de curta duração e estágios.

Todas as universidades participantes oferecem, geralmente no período de férias, cursos destinados a alunos do ensino médio e professores do ensino básico da rede pública. Nessa atividade, são elaboradas experiências em diversas áreas das ciências naturais e da saúde, em geral, monitoradas por estudantes de pós-graduação da instituição promotora. O curso está ligado aos programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Fisiologia Animal Comparada.

Desde o início de nossos cursos tem-se observado bons resultados na metodologia utilizada, pois os alunos se interessam por esta maneira de construir conhecimento. Muitas dúvidas e curiosidades surgem e é através delas, que é possível construir um diálogo e aprendizagem sobre o tema. Também é observado que essas atividades permitem a desmistificação do conhecimento empírico e a consolidação de novos pensamentos através de uma prática simples e eficaz.

 

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