Gese ganha Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual 2013

A publicação do livro Sexualidade: papo de criança na escola? Sim!!! do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi uma das vencedoras no Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual 2013. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada na Universidade Federal do Paraná no dia 5 de julho de 2013.

Sobre o Livro

O livro foi produzido no contexto do Projeto Formação de Profissionais da Educação para a Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero, estabelecendo articulações com algumas diretrizes previstas no Programa Brasil sem Homofobia e no Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres. Parceria do Gese com o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (Secadi), a obra foi organizada pela coordenadora do grupo, professora Paula Regina Costa Ribeiro e pela doutoranda do PPG Educação Ambiental Juliana Lapa Rizza.

Segundo Paula Ribeiro é uma produção coletiva do Gese permeada pelos múltiplos olhares de pesquisadoras, doutorandos, mestrandos e licenciandos, que tem como propósito problematizar a educação para a sexualidade como um componente curricular da escola. Foi escrito para crianças que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que ao discutirmos essas temáticas, estaremos possibilitando outras formas de pensar e agir na sociedade contemporânea, destaca Paula Ribeiro.

As ilustrações do livro são de Allison Ortiz Afonso e a diagramação de Maria Teresa Orlandin Nunes.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual foi idealizado pela Global Alliance for LGBT Education (Gale), uma comunidade internacional de aprendizagem para educadores que visa promover a inclusão plena de pessoas que são prejudicadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, identificando, aprimorando e compartilhando conhecimentos especializados na área da educação.

O Prêmio foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX) em parceria com o Centro Paranaense da Cidadania, o Grupo Dignidade, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e a Universidade Federal do Paraná. Tem a finalidade de reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

O Prêmio conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids; da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; do Ministério da Saúde; do Ministério da Educação; do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Federal de Serviço Social.

 

Subject: Arquivo