Acadêmicos de Arquivologia e História realizam pesquisa em Porto Alegre

O grupo composto por quatro alunos do curso de Arquivologia e uma de História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), coordenado pelas professoras Luciana Brito e Roberta Medeiros, esteve em Porto Alegre no dia 8 de junho para realizar pesquisa sobre o Porto de Rio Grande. A pesquisa ocorreu no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, no qual se encontra uma das maiores hemerotecas do país, com cerca de três mil títulos, composta por periódicos datados desde o século 19 até a atualidade, com diversas obras raras que representam importantes períodos da história do Brasil.

Douglas Duarte, Leonardo Goulart e Sophia Papaconstantinou fazem parte do Projeto Diagnóstico do Arquivo Histórico da Superintendência do Porto de Rio Grande - SUPRG, que visa identificar a origem e as características do Arquivo Histórico, reunindo as informações necessárias ao diagnóstico dos problemas que acarretem riscos à prevenção e o acesso ao acervo.

As outras acadêmicas, Graciela da Silva e Pâmela Fortes integram o Projeto Sistematização dos Arquivos da SUPRG, que tem por objetivo sistematizar os arquivos por meio da implementação de políticas de gestão documental, a partir da diretoria administrativa, seção de pessoal e arquivos gerais.

A ação faz parte da pesquisa histórica necessária ao entendimento da documentação que a instituição produziu desde sua criação até a contemporaneidade e consiste na primeira etapa do processo de diagnóstico da Instituição, para que assim, as atividades arquivísticas possam ser planejadas e desenvolvidas posteriormente.

 

Gallery

Acadêmicos realizam  pesquisa em jornais do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Da esquerda para direita: Leonardo Goulart, Pâmela Fortes e Douglas Duarte

Acadêmicos realizam pesquisa em jornais do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Da esquerda para direita: Leonardo Goulart, Pâmela Fortes e Douglas Duarte

Subject: Arquivo