16º Sulpet é realizado na FURG

Formar cidadãos de maneira sólida e diversificada e espírito crítico em sintonia com as necessidades regionais de um mundo globalizado para que possam contribuir na solução de problemas complexos da vida atual. Este é um dos objetivos do 16º Encontro Regional dos Grupos PET - Programa de Educação Tutorial da Região Sul do Brasil (Sulpet) que está sendo realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O encontro ocorre entre os dias 30 de maio e 2 de junho no Cidec-Sul.

O SulPet tem por finalidade promover o debate e a reflexão sobre o programa de educação tutorial entre acadêmicos participantes, professores tutores e egressos, visando manter a filosofia, características e objetivos do programa, com ênfase na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Na abertura do evento, dia 30 de maio, a professora Marta Maria Marquezam Augusto, presidente da Comissão Executiva do 16° Sulpet, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando que a decisão de trazer a 16ª edição para FURG foi construída no conjunto dos grupos PET com a reitora da FURG, professora Cleuza Maria Sobral Dias. Realizar um Sulpet é uma excelência sem precedentes, um aprendizado e um convívio que marcará nossa história na Universidade como tutores, professores e petianos, destacou.

O presidente da Comissão Executiva Nacional do PET (Cenapet), professor Álvaro Ayala Filho reafirmou a importância dos grupos PET na construção da autonomia do estudante de forma mais intensa e completa. O mais importante na formação do estudante não é o conhecimento que ele consegue adquirir, mas a capacidade de gerenciar a sua própria formação, ressaltou.

Para a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias a realização do encontro serve para socializar saberes, fazer reflexões e contribuir na construção de políticas que servirão para rever as ações da Universidade e para auxiliar o MEC nas tomadas de decisões. A reitora lembrou que a formação acadêmica no ensino superior não se resume apenas em sala de aula. Ela encontra nesses espaços como o PET a possibilidade de formação qualificada e cidadã através de experiências diversas, enfatizou.

Representando o coordenador geral de Relações Estudantis do Ministério da Educação Lucas Maciel, o coordenador substituto, professor Thulio de Andrade Novais Dantas ressaltou a importância do PET no contexto das políticas do MEC.

Durante a cerimônia a acadêmica da FURG Marla Cristina Kappaun Rodrigues, do PET Engenharia de Alimentos, fez a entrega de uma homenagem ao o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professor Felipe Martins Müller. O reitor da UFSM foi um dos idealizadores na transformação do Encontro Estadual dos Grupos PET (Enespet) em Sulpet, com abrangência dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir disso, nasceu 1º Sulpet, realizado na UFSM.

A programação de abertura que contou com a realização do momento cultural, incluiu apresentações da banda musical Gioacchino Rossini e apresentação de dança e poesia a cargo do CTG farroupilha da FURG.

Também estiveram presentes no primeiro dia do encontro a pró-reitora de Graduação da FURG, professora Denise Maria Varella Martinez; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Ednei Gilberto Primel; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Angélica Dias Miranda e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Alves Pereira.

A programação que se estende até o dia 2 de junho inclui a mesa redonda intitulada SeSu Cenapet, oficinas, apresentação de trabalhos, formação de grupos de trabalho (GTs) e espaço cultural.

Outras informações podem ser obtidas no site http://sulpet.furg.br/.

Leia mais na edição do Jornal da FURG do mês de junho.

 

Gallery

Mesa de abertura do Sulpet

Mesa de abertura do Sulpet

Subject: Arquivo