FURG presente no Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciências

Começou no domingo (26) e vai até o dia 29, no Sesc Nogueira, em Petrópolis (RJ), o Simpósio da Rede Nacional de Educação e Ciências. Grandes nomes da educação e divulgação científica estão presentes no evento, entre eles o diretor do Museu Cosmo Caixa, de Barcelona, Jorge Wagensberg; a diretora de Ensino Básico da Capes, Carmen Moreira de Castro Neves; e a professora titular e responsável pelo laboratório de Imunologia Tumoral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e(UFRJ) membro da Academia Brasileira de Ciências, Vivian Rumjanek, entre outros.

São 40 grupos de mais de 20 universidades do Brasil que se encontram para discutir as atividades realizadas na rede com o objetivo de ensinar ciência fazendo ciência. A FURG está presente com os três grupos que fazem parte da rede: Curso de Férias em Radiações Solares, Experimente!!! e grupo da Matemática. Integram o grupo da FURG as professoras Gilma Santos Trindade e Ana Paula Votto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Paula Ribeiro, Raquel Quadrado e Lavinia Schwantes, do Instituto de Educação (IE); e Tanise Novelo, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef); os técnicos em educação, Maria Teresa Nunes (IE) e Marcio Oliveira (ICB), além da discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Maritza Costa Moraes.

Nesta segunda-feira pela manhã a professora Gilma Trindade, coordenadora do curso de férias em Radiações Solares, e a professora Ana Paula Votto, apresentaram os materiais didáticos destinados aos professores e estudantes da rede pública de ensino que estão sendo produzidos pelo grupo e que têm a finalidade de informar sobre os benefícios e os perigos da exposição à radiação solar. Foram apresentados dois jogos, um a respeito de Mitos e Verdades sobre as radiações solares, destinado a estudantes do Ensino Médio e um outro Jogo da Memória, para estudantes dos Anos Iniciais.

A intenção do nosso grupo ao produzir esses jogos é divulgar ao máximo quais são os riscos e benefícios que temos com a exposição às radiações solares. Nossa intenção é termos um material didático que seja de interesse dos estudantes, e que dessa forma eles aprendam de uma maneira lúdica e prazerosa, afirma a professora Gilma, coordenadora do grupo.

O grupo promove durante as férias escolares cursos de curta duração para estudantes e professores da rede pública de ensino, desde 2009, além de atividades para os estudantes dos cursos de Licenciatura da FURG. Já participaram dos cursos mais 200 estudantes do Ensino Médio de Rio Grande. A intenção dos cursos, além de aproximar esses estudantes da universidade, estimulando-os a ingressarem em um curso superior, é também de desmistificar a ciência, trazendo-a para o mais próximo possível da realidade escolar.

Pretendemos trazer esses estudantes para dentro da FURG, pois é o intuito dessa rede da qual participamos tornar realidade a vida universitária para um grande grupo que, talvez, não tenha esse estimulo inicialmente. Quantos cientistas, médicos, professores, biólogos, entre tantas outras profissões que deixarmos de ter porque não tiveram a oportunidade de conhecer a universidade? Então sabemos que temos a missão de trazermos esses jovens para a vida universitária e, assim, uma possibilidade de transformar as suas vidas, enfatiza a professora.

Nesta terça-feira, a professora Paula Ribeiro, coordenadora do grupo Experimente!!!, fará uma apresentação sobre Protocolos e Missões, Metodologias Utilizadas nos Cursos da Rede Novos Talentos. Para o atual coordenador da Rede, professor Antonio Carlos Pavão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o simpósio envolve temas variados que são utilizados pela Rede em seus programas de educação para a ciência.

Outras informações sobre os jogos didáticos e cursos promovidos pelo grupo em Rio Grande podem ser obtidas através do e-mail furg.cursodeferias@gmail.com. A Rede de Novos Talentos teve inicio com o professor Leopoldo de Meis, que há mais de 30 anos promove atividades de iniciação científica para professores e estudantes de baixa renda em seu laboratório na UFRJ. Mais informações sobre a Rede de Novos Talentos podem ser acessadas no endereço eletrônico www.educacaoeciencia.net.br.

 

Gallery

Subject: Arquivo