Projeto de Extensão Trocas Solidárias necessita de bolsistas voluntários

O Projeto de Extensão Trocas Solidárias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) convida os amantes e/ou aspirantes de livros para entrarem na equipe de forma voluntária. As Trocas Solidárias ocorrem no dia 28 de maio (terça-feira), no Centro de Convivência (CC), localizado no Campus Carreiros da FURG. O estudante da FURG que possui bolsa permanência ou que ainda está no processo de entrevistas, poderá ser bolsista do Projeto das Trocas de Livros.

Caso haja algum interessado, favor comparecer amanhã, 28 de maio, às 13h, no local das Trocas.

Sobre as Trocas Solidárias

As Trocas Solidárias tiveram início em Rio Grande em 2002. As feiras de trocas ocorriam no Centro e no Cassino. Este formato de "Clubes de Trocas" que se difundiu em Rio Grande e outras cidades do Estado foi uma iniciativa em meio a crise na Argentina, de 1999. As pessoas estavam cheias de "coisas" em suas casas e não tinham dinheiro para comprar os produtos de necessidades básicas.

Então a sociedade começou a se encontrar em lugares comuns e começaram a levar as coisas de casa que estavam em excesso e trocar umas com as outras. Para facilitar, foi criado um "papel" como se fosse um bônus, que logo depois foi chamado de Moeda Social.

Em 2006, na Feira do Livro, iniciou-se o Mercado de Trocas de Livros, pelos bolsistas do Projeto Trocas Solidárias da FURG. Este mercado teve continuidade dentro do Centro de Convivência, até o ano de 2010.

Em Maio de 2013, foi decidido reativar este Projeto, que conta com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese/FURG) e que tem como objetivo incentivar a leitura de forma mais econômica e que os leitores possam se desprender do individualismo e passarem a trocar este objeto que traz ricas informações e conhecimento.

Outras informações pelo e mail marinafl@live.com ou pelo telefone (53) 81290565

 

Subject: Arquivo