Avançam as conversações entre a FURG e a Forship

Proposta é o intercâmbio de conhecimentos e recursos humanos e materiais

As conversações em torno do protocolo de cooperação recíproca entre a FURG e o Grupo Forship estão avançando. A empresa pretende se instalar em Rio Grande e possui dois cenários para isso: um seria no segundo semestre deste ano e a outra no início de 2014. O assunto foi tratado na sala de reuniões da Reitoria esta semana com a coordenação do vice-reitor Danilo Giroldo, e as presenças do diretor do grupo, Paulo Elias Mendonça e do diretor da HMSWeb, Luciano Gaete.

A Forship atua na solução integrada de engenharia e gestão para os problemas recorrentes observados no processo de comissionamento de plantas industriais complexas. São oferecidos serviços de consultoria, operação & manutenção e construção & montagem.

Em março de 2011 houve a assinatura de um protocolo de cooperação entre a empresa e a FURG, cujo objetivo é implementar programas e projetos, através do intercâmbio de conhecimentos, de recursos humanos e de recursos materiais. A cooperação entre a FURG e a Forship almeja a formação de profissionais para atuação na área de comissionamento no setor naval de Rio Grande. Comissionamento é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operando e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário.

O diretor da HMSWeb mostrou aos presentes à reunião o projeto da Forship para Rio Grande. A HMSWeb é uma empresa do grupo Forship especializada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação para o gerenciamento e controle de projetos de engenharia.

De acordo com Gaete, a ideia inicial é instalar um escritório em Rio Grande, e foi apresentado pelo vice-reitor o projeto do Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec), no Campus Carreiros, como alternativa. Mendonça informou que a empresa já definiu o número inicial de profissionais necessários e que abrange engenheiros mecânicos, elétricos e de planejamento, além de técnicos de documentação, de segurança, mecânica e computação, entre outros. O diretor revelou que o projeto inicial é colocar para trabalhar juntos profissionais recém-formados com os mais experientes, formando duplas. Assim, aqueles que tiverem saído da Universidade ou escola técnica terão a capacitação para atuarem não só em Rio Grande, mas também em outra cidade do país onde a Forship trabalha, explicou.

O próximo passo dessas negociações será a realização de uma palestra aos trabalhadores em potencial da empresa, tais como egressos dos cursos de interesse ou que estejam cursando o último ano. Participaram ainda da reunião o ex-vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto; a pró-reitora de Graduação, Denise Maria Varella Martinez; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ednei Primel; e o professor Jorge Alberto Almeida, da Escola de Engenharia.

 

Gallery

Luciano Gaete falou dos projetos da Forship

Luciano Gaete falou dos projetos da Forship

Subject: Arquivo