Integração marca a Aula Inaugural da FURG

Música, integração e acolhimento marcaram a noite de ontem,13, no Cidec-Sul da FURG. A aula inaugural da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que teve como palestrante Frei David buscou integrar os novos acadêmicos com a comunidade universitária. O objetivo maior foi trazer ao debate universitário o conhecimento, as vivências e reflexões de Frei David, um dos fundadores e diretor executivo da Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro). Essa entidade tem a missão de promover a inclusão da população negra e pobre nas universidades públicas e particulares com bolsas de estudos, através do serviço de voluntários nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão.

Participaram da mesa de abertura da Aula Inaugural a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias; o vice-reitor da FURG Danilo Giroldo; a pró-reitora de Graduação Denise Varella Martinez; a pró-reitora de Extensão e Cultura Angélica Dias Miranda; o pró-reitor de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira; o pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Tavares Martins Filho; o conferencista frei David dos Santos; a representante do Movimento Negro de Rio Grande, Maria da Graça Amaral; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Neila Silva; o representante da Comissão dos Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado, Gleidson Renato Martins Dias e a representante do Diretório Central de Estudantes da FURG, Maíra de Mello.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da FURG Vilmar Pereira e a representante do Movimento Negro de Rio Grande Maria da Graça Amaral, deram as boas-vindas aos novos acadêmicos e presentes no encontro. A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURG Maíra de Mello destacou a forma humana e solidária com que a FURG acolhe aos acadêmicos. Nós acreditamos que a FURG é uma universidade que pratica ações de igualdade e inclusão e que preza por uma educação libertadora e fraterna. A Universidade é um espaço que forma além de futuros profissionais, seres humanos capazes de construir uma sociedade muito melhor, respeitadora do ambiente, da cultura e dos povos. A acadêmica também falou das atribuições, ações e lutas do DCE, concluindo que o diretório representa todos os estudantes da Instituição.

A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias lembrou aos novos acadêmicos a oportunidade de estarem ingressando em uma Universidade pública, de qualidade e que pertence a sociedade. E é por isso que vocês estudantes têm uma grande responsabilidade: a de fazer deste espaço, um lugar de formação qualificada. E nós contamos muito com a participação dos estudantes da FURG para que esta qualificação seja cada vez maior. Segundo a reitora o papel do estudante não é somente o de aprender novos conhecimentos, mas é também o de ensinar novos saberes, o de socializar culturas e o de auxiliar os professores e técnicos na melhoria da Universidade. Ao destacar as ações afirmativas da FURG a reitora salientou que pela primeira vez a Universidade recebe as comunidades quilombolas através de processo seletivo específico, oferecendo cinco vagas.

Ainda em seu pronunciamento a reitora enfatizou que a FURG acolhe aos novos acadêmicos com atividades que os valorizam, sendo proibido o trote. Ao final Cleuza Dias desejou que os acadêmicos tenham um ótimo ano letivo e que, acima de tudo sejam felizes na Universidade.

A palestra Universidade, Ações Afirmativas e Projeto de Nação, ministrada por Frei David abordou questões relativas às políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, sobre a promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos e combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

Sobre o palestrante

David Raimundo dos Santos é frei franciscano, diretor Executivo da Educafro Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, é mestre em Teologia Litúrgica com ênfase em Inculturação pela Pontifícia Universidade Nossa Senhora da Assunção atual PUC São Paulo.

Há mais de 20 anos dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes. Atualmente tem se destacado como uma das principais figuras do cenário nacional no debate sobre Políticas de Ações Afirmativas para afrodescendentes nas Universidades Públicas. Destaca-se sua participação efetiva na Implantação e solidificação do Sistema de Cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ; Universidade Federal de Brasília UnB e Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, entre outras por todo o Brasil.

 

Subject: Arquivo