Encerramento da Semana de Acolhida aos Estudantes Indígenas e Quilombolas

Na última sexta-feira (19) encerraram-se as ações referentes à Semana de Acolhida aos Estudantes Indígenas e Quilombolas, ingressantes pelo Processo Seletivo Específico de 2013. As atividades foram iniciadas no dia 15 de abril com uma confraternização na Casa do Estudante - CEU do Bolaxa juntamente com os moradores da mesma. O objetivo desse primeiro momento foi reforçar os laços e parcerias e desenvolver gradativamente o sentimento de pertencimento à Furg.

No dia 16, no Cidec-Sul a reitora Cleuza Sobral Dias recepcionou e deu as boas vindas aos novos estudantes. Também estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira, a professora Silvana Zasso representando a pró-reitora de Graduação Denise Varella Martinez, coordenadores de cursos, professores e discentes de apoio pedagógico. Também participaram do encontro o Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) , a Coordenação de Ações Afirmativas (CAF), a Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante Caape, o Coletivo Macanudos e representantes do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Superior e Técnico (Paiets).

Nos dias 17 e 18, os novos acadêmicos conheceram o Campus Saúde e Carreiros, bem como realizaram visitas orientadas à cidade de Rio Grande, acompanhados pelo Coletivo Macanudos. O encerramento das atividades contou com a parceria da Direção de Arte e Cultura DAC a qual foi responsável pela integração dos novos estudantes junto à comunidade universitária. Os acadêmicos finalizaram as atividades no Centro de Convivência da FURG, no qual realizaram atividades com o Ateliê Criativo (oficina de confecção de Abayomi, com a professora da rede Camila Amaral, exposição de artesanato e fotos das comunidades indígenas e quilombolas).

De acordo com a coordenadora de Ações Afirmativas, professora Cassiane Paixão, essa ação foi tanto uma aproximação entre os novos estudantes, quanto a construção de um novo espaço educacional na Universidade, que estreita relações sociais, reconhece e acolhe as diferenças.

 

Gallery

Subject: Arquivo