Navio Ary Rongel trouxe mais material da Antártida

Carga ficará armazenada na Esantar da FURG

Atracou na manhã desta sexta-feira (19) no Porto Novo de Rio Grande o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel. A embarcação é a quarta a voltar da Antártida e atracar no porto rio-grandino.

De acordo com o diretor da Estação de Apoio Antártico (Esantar) da FURG, professor Gonzalo Velasco Canziani, o Ary Rongel traz material de pesquisa, vestimentas, barracas, ferramentas e caixas de marfinite, além de militares que participaram da 31ª Operação Antártica do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). A lancha Petrel, meio de transporte que auxilia nas pesquisas na Baía do Almirantado, está sendo levada para o Rio de Janeiro para reforma.

No inicio da Operação, a Esantar, que está recebendo o material, embarcou mais de 38 toneladas, incluindo também alimentos, gás, água potável e medicamentos. Os objetivos científicos do Proantar incluem o desenvolvimento de pesquisas no continente antártico para ampliar o conhecimento dos fenômenos naturais que ali ocorrem e sua repercussão sobre o território brasileiro.

 

Gallery

Subject: Arquivo