Inicia a NAVTEC na 2ª Feira do Polo Naval

Teve início, na manhã de hoje, 14 de março, a Segunda Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore: Energia e Sustentabilidade - NAVTEC 2013, um fórum de discussões para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação nas áreas Naval e Offshore. A NAVTEC integra a programação da Feira do Polo Naval, no Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG.

Organizada pela Universidade Federal do Rio Grande, a conferência aborda os principais desafios tecnológicos na área, com a participação dos diferentes segmentos envolvidos com o cenário da construção de navios e estruturas oceânicas e suas inter-relações com o ecossistema.

A NAVTEC é uma das ações mais importantes que a gente tem, para aprofundar a discussão sobre inovação tecnológica, para ressaltar a importância e o papel da Universidade no contexto do desenvolvimento econômico e social que estamos enfrentando, e a relevância da participação da academia nesse processo. Esse é, basicamente, o principal objetivo dessa conferência, promover encontros entre os grandes empreendimentos, as empresas que estão com grandes desafios na carteira de encomendas que o Brasil tem hoje na construção naval e offshore e aproximá-los da academia e dos renomados pesquisadores da área, disse o coordenador da 2ª NAVTEC, vice-reitor Danilo Giroldo.

Dentro da política industrial voltada para o desenvolvimento, a prioridade número um do estado hoje é a indústria oceânica. A agência gaúcha organizou um plano para a estruturação e melhor atração dos investimentos para o estado, que abrange todos os fatores necessários para a instalação de uma grande indústria oceânica competitiva e perene no estado. As indústrias que estão se instalando aqui necessitam da força da inovação. A força da inovação vem do conhecimento, e o conhecimento é gerado na Universidade, disse o vice-presidente da AGDI, Aloisio Nobrega, representando na ocasião o governador do Estado, Tarso Genro.

A programação da Navtec 2013 oferece, nestes dois dias, Palestras Internacionais; Painéis sobre Política Energética e Tecnologia, gargalos e soluções tecnológicas, Workshops Temáticos e apresentação de Trabalhos Científicos.

Palestra de abertura

Logo após a cerimônia oficial, teve início a palestra de abertura da NAVTEC Desafios da Ciência e Tecnologia no Brasil: aproximação entre Universidades e Empresas, apresentada pelo professor Danilo Giroldo, docente e pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e vice-reitor da FURG.

A estratégia da Ciência e Tecnologia não pode estar desalinhada de uma estratégia nacional para Educação. É fundamental que a gente possa integrar essas discussões e ter uma agenda de desenvolvimento único no país. A sociedade precisa estar cada vez mais apropriada de que o pano de fundo de desenvolvimento do Brasil deve ser o desenvolvimento sustentável. Além disso, considerar o enfrentamento dos desafios e o fortalecimento da nossa base de sustentação e aperfeiçoamento dos nossos instrumentos para inovação como alguns dos eixos que compõem essa estratégia voltada para a promoção de Ciência e Tecnologia, disse o vice-reitor Danilo Giroldo.

 

Gallery

Subject: Arquivo