Ministro participa da cerimônia oficial de abertura da Feira do Polo Naval

A cerimônia oficial de abertura da 2ª edição da Feira do Polo Naval, realizada na noite de terça-feira, 12, no Cidec-Sul, Campus Carreiros da FURG, contou com a presença de autoridades, idealizadores do evento e grande público no auditório Oceanos. Com a participação do ministro dos Transportes Paulo Sergio Passos, do vice-governador do Estado Beto Grill, da reitora da Universidade Federal do Rio Grande Cleuza Maria Sobral Dias, entre outros, a feira se afirma como um encontro promissor no que diz respeito às discussões ampliadas sobre os novos desafios da área do petróleo e da indústria naval.

Se nós pudermos compreender com clareza o que está colocado à nossa frente, se trabalharmos arduamente e tivermos fé e determinação, o País como um todo terá uma trajetória extraordinária rumo ao patamar de destaque maior ainda do que tem hoje, considerado um país rico, próspero e menos desigual. Precisamos ter a consciência de que não basta ser um polo ligado à indústria naval, é preciso ser um polo destaque, capaz de absorver tecnologia, processar tudo isso e formar profissionais para que tenhamos grandes encomendas no âmbito do Polo Naval, consolidando um ciclo duradouro de investimentos, disse o ministro Paulo Sergio Passos.

Durante a cerimônia, o vice-governador do Estado Beto Grill, representando o governador Tarso Genro, destacou a importância deste momento de encontro para avaliar e projetar os próximos passos do desenvolvimento regional. Esta é uma oportunidade de pensar o polo naval, projetar, fazer com que as etapas possam avançar. E essa possibilidade se mostra pela qualidade das pessoas que estão aqui presentes. Um dos pilares do nosso desenvolvimento regional é justamente essa nova economia que aqui se consolida, do polo naval, esse fenômeno que está acontecendo em RG, disse.

Em seu discurso, a reitora da FURG, professora Cleuza Maria Sobral Dias, elencou a promoção de diferentes áreas durante a realização da feira. Vivemos um evento que oportuniza a socialização de conhecimentos, da tecnologia e inovação, bem como a discussão de políticas públicas e também dos desafios pertinentes à indústria oceânica e ao desenvolvimento que nosso Município e região enfrentam nesse momento. São bons desafios, bons problemas e, neste espaço, a FURG, que tem a função e o compromisso socioambiental voltados para os ecossistemas costeiros e oceânicos, além do comprometimento com o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida, vê a oportunidade de integrar suas ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional disse a reitora Cleuza Dias.

Ainda durante sua fala, a reitora destacou a relação entre a Academia e o mercado. A feira também é um espaço de participação dos nossos estudantes, futuros profissionais. E isso implica em discussões que vão desde a inovação tecnológica até questões socioambientais. Vivemos uma reconfiguração econômica e social e a Universidade se sente comprometida com a nova realidade. Vivemos a retomada dos grandes potenciais. Estamos envolvidos por águas onde navegam não apenas barcos, mas sonhos e ideais. E é esse contexto que nos traz um novo ciclo de economia. Assim, a FURG coloca à disposição da comunidade sua capacidade de conhecimento, formação e inovação, orientando e auxiliando na criação de novos empreendimentos locais, regionais e ampliação dos arranjos já existentes, completou Cleuza Dias.

Para os organizadores da Feira do Polo Naval, a inteligência criativa concentrada na Universidade é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento atual. A realização da Feira nessa casa que abriga nossa Academia é de extrema importância, pois grande parte da nossa inteligência criativa que impulsiona nossa região, que nos inspira dia a dia a trabalhar com afinco, buscando a autosuficiência energética e socioeconômica, está aqui, disse Jayme Ramis, organizador da Feira do Polo Naval.

Também coordenador da Feira, Fernando Estima agradeceu a todos que concorreram para o êxito do evento, desde sua primeira edição. Ele chamou uma homenagem ao ministro Paulo Sergio Passos, por seu comprometimento com o novo cenário da região sul. Após a leitura de um texto que destacou suas ações em benefício do desenvolvimento do polo naval, que incluiu citações do poeta Mario Quintana, o ministro recebeu uma foto que simboliza o reconhecimento pelo empenho pessoal e do governo que representa.

Me sinto extremamente honrado com a homenagem que recebi, mas eu gostaria de dizer que essa homenagem traduz o reconhecimento de um esforço que se expressa numa cadeia de agentes, que teve início no governo Lula. Estamos falando de uma obra coletiva". Ele se disse atento às palavras da reitora Cleuza, classificando como interessantes as afirmações. "Quando falava em marco, ela caracterizava quase como um renascimento para esta região a oportunidade de ter aqui um polo naval. Enfim, todas essas coisas configuram um grande processo de transformação. Um processo que os senhores têm o dever de abraçar com a maior responsabilidade possível. São grandes desafios na área do petróleo, que estão associados a grandes oportunidades, concluiu Paulo Sergio Passos.

 

Subject: Arquivo