Advogada da Petrobras palestra na abertura do Seminário de Direito

A palestra de abertura do Seminário de Direito, realizada na tarde desta terça-feira, no Cidec-Sul da FURG, evento simultâneo à 2ª edição da Feira do Polo Naval, contou com a presença da advogada da Petrobras, Drª Leila de Souza Teixeira, e do Dr. Gustavo de Noronha, do escritório de advocacia Gaia Silva Gaede, do Rio de Janeiro. O mediador foi o professor Péricles Gonçalves, da Faculdade de Direito da FURG.

Em sua participação, a advogada Leila de Souza abordou o tema Carreiras Jurídicas na Indústria do Petróleo, destacando a importância da presença do jurista em acontecimentos sociais. Este seminário vai ao encontro desta reunião, da chegada de novos empreendimentos abordada pelo viés jurídico. Nesse sentido, dentro da indústria do petróleo, é possível atuar na empresa privada, ou no escritório que atende a empresa, ou ainda em uma estatal, através de concurso, e também em órgão de controle. No Brasil, a Petrobras conta com cerca de 900 advogados. E cerca de 60% do volume de trabalho é feito na área consultiva, disse Leila de Souza.

Sobre os aspectos do jurista, na indústria do petróleo, Leila destacou as peculiaridades dentro do mercado. Os juristas tem a necessidade da visão geral do negócio, no que diz respeito à interdisciplinaridade das áreas. Consideramos ainda, como base do trabalho na indústria do petróleo, a boa noção do Direito societário e do Direito Contratual. Tudo, nessa área, é contrato. O conhecimento dos ramos específicos do Direito também é fundamental. E a FURG se destaca por oferecer disciplinas voltadas para a área, como Direito marítimo, por exemplo, disse Leila de Souza.

O Seminário de Direito segue até quinta-feira, 14 de março. Confira a programação completa no link abaixo.

 

Subject: Arquivo