Feira do Polo Naval 2013

A coletiva de imprensa que apresentou a segunda edição da Feira do Polo Naval foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, no gabinete da reitora da Universidade Federal do Rio Grande, professora Cleuza Maria Sobral Dias, reuniu jornalistas e os organizadores do evento. A partir de terça-feira, 12, até sexta, 15, o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) no campus carreiros da FURG vai sediar, além da Feira, os eventos simultâneos que abordarão os diferentes aspectos alavancados pelo incremento do polo naval em Rio Grande.

A FURG tem uma função significativa no que diz respeito ao desenvolvimento da região, e também em nível nacional. Para isso, trabalhamos na formação de pessoas e na produção de conhecimento. Nesse sentido, a Feira se consolida como um espaço de socialização do conhecimento, em que os estudantes têm contato com as empresas que constituem seu foco de atuação após o período acadêmico. Assim, a Feira é um momento em que as instituições têm a possibilidade de apresentar suas capacidades em produção de tecnologia e inovação, disse a reitora Cleuza Maria Sobral Dias.

Estiveram presentes na ocasião os organizadores da feira, Fernando Estima e Jayme Ramis, e os responsáveis pelos eventos simultâneos a feira: pela 2ª Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore: Energia e Sustentabilidade (NAVTEC 2013), o vice-reitor da FURG, professor Danilo Giroldo; pelo Seminário de Direito, Arthur Batista; pelo Sebrae, Rosâni Ribeiro e pelo Congresso Navegar, Jayme Ramis.

Foi uma decisão corretíssima fazer essa Feira dentro do campus da Universidade, considerando que aqui temos um ambiente de debate intensivo sobre diversas áreas. Durante os dias da feira, teremos eventos posicionados para o mercado, ocorrendo de forma simultânea, contribuindo para que este seja um local de encontro, onde os participantes alinham pautas e aliam agendas em busca de novos investimentos. É a oportunidade de fortalecer a Feira em Rio Grande e para Rio Grande, disse Fernando Estima, organizador do evento.

A Feira do Polo Naval tem com tema Um Superporto, Um Superpolo: Nos caminhos do desenvolvimento, e é aberta à comunidade, mediante credenciamento.

Congresso Internacional Navegar

O Navegar, congresso oficial da Feira do Polo Naval, que anteriormente era realizado em Porto Alegre, é um evento que está em sua 10ª edição, e traz como proposta os debates multimodais do Rio Grande do Sul. Neste ano, destaque para a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, e do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Nossa Feira em sendo construída com alicerces sólidos, que se consolidam nesta segunda edição, através de instituições parceiras como a Petrobrás e o BNDES, proporcionando investimentos de grande porte. Durante o Congresso, queremos discutir juntos os perfis da área, com o foco mais técnico no que diz respeito à utilização da mão de obra e infraestrutura, comentou Jayme Ramis.

NAVTEC 2013

Em sua segunda edição, a Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore traz como proposta o tema Energia e Sustentabilidade. O objetivo é promover um fórum de discussões que vá ao encontro do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação nas áreas Naval e Offshore.

A NAVTEC 2013 conta com quase 50 palestrantes, sendo quatro internacionais, que vão promover a interação entre a academia e as empresas. O contexto atual da região está voltado para um setor que demanda investimentos em tecnologia, e a NAVTEC traz essa proposta, disse o vice-reitor, professor Danilo Giroldo, que realizará a palestra de abertura intitulada Desafios da Ciência e Tecnologia no Brasil: Aproximação entre Universidades e Empresas.

Seminário de Direito

A partir de terça-feira, 12, também estará sendo realizado o Seminário de Direito, no Auditório 2 do Cidec-Sul/FURG. O evento, que segue até quinta-feira, 14, vai apresentar temas jurídicos relevantes ao desenvolvimento econômico, social e ambiental dos setores navais e portuários do Rio Grande do Sul, através de palestras e debates. A programação inclui quatro painéis temáticos, que irão abordar as áreas de direito trabalhista, ambiental, administrativo-portuário e aduaneiro.

Queremos trazer essas questões novas do Direito para Rio Grande, com enfoque nos grandes debates legais que envolvem o polo naval, abordando questões de segurança do trabalho e fiscalização, bem como a responsabilidade das empresas, a parte fiscal/aduaneira e a competitividade da indústria, e ainda a MP595 que diz respeito a nova lei dos portos, por um viés jurídico, disse o advogado Arthur Batista.

Rodada de Negócios Sebrae

A 6ª Rodada de Negócios do Sebrae irá atrair 20 empresas compradoras e 263 vendedoras. A rodada é um evento exclusivo para empresas dos projetos do Sebrae/RS, Projetos Convênio Sebrae-Petrobras, RS Óleo e Gás e Redepetro, com o objetivo de aproximar os grandes empreendimentos da região com as MPEs e gerar oportunidades de negócios. Muitos contratos de fornecimento de produtos e serviços acontecem pelas oportunidades geradas durante a feira. Estão previstas 620 agendas de negociações e um volume de R$5 milhões em novos contratos. Além disso, o Sebrae irá agregar a feira 10 missões empresariais totalizando 356 empresários.

Confira a programação completa da Feira do Polo Naval no link abaixo.

 

Subject: Arquivo