Equipe da FURG retorna da Operação São Francisco/Projeto Rondon

Coordenada pela professora Cristiane Barros Marcos, do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/FURG, a equipe da Universidade desenvolveu suas atividades na Operação São Francisco do Projeto Rondon. Os acadêmicos Alex Sandro de Paula Rodrigues (Sistemas de Informação), Bruna Abbud da Silva (Psicologia), Bruna Maffei (Psicologia), Tamiris Strapazzon (Psicologia), Luana Gondran de Lima (Biologia), Marizete Rocha Hobus (Química), Marilyn Rita da Silva (Medicina) e Luis Felipe Hatje (Direito) compuseram o grupo que também contou com o apoio de Priscila Pepe.

Em 20 de janeiro, recebidos pelo capitão-de-mar-e-guerra da Marinha, Alexandre Cesar Pimentel Guimarães, no aeroporto de Aracaju, os rondonistas da FURG uniram-se a mais 39 equipes de diferentes instituições brasileiras de ensino, que tiveram os projetos aprovados. Ao todo foram 400 professores e alunos das IES, além dos militares das forças armadas responsáveis pelo Projeto, distribuídos em 20 municípios de Sergipe e Alagoas.

O grupo da FURG deslocou-se para Santana do Ipanema, no sertão alagoano, tendo sido recebido pelas autoridades locais, e a seguir foi alojado na sede da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Foram realizadas atividades nas áreas de:

- Saúde (prevenção a doenças comuns naquele município, saúde e bem estar, alimentação saudável, DST/Aids, dependência química, sexualidade, prevenção a violência, etc)

- Educação (desenvolvimento de atividades na Jornada Pedagógica do município com todos os professores municipais

- Ações sobre valorização do profissional da educação, trabalho em equipe, relação professor-aluno, métodos avaliativos, drogas, violência e sexualidade no contexto escolar

- Cultura: ações de intercâmbio cultural entre RS e AL - teatro, música, dança,

capoeira, filme, desenho e fotografia.

Direitos Humanos e Justiça: ação com os funcionários da prefeitura do município acerca dos Direitos Humanos e da Justiça

Além desses também foram incluídas oficinas sobre:

- Emergências e Desastres

- Inclusão Digital - oficina idealizada e ministrada pelo aluno Alex Rodrigues obteve destaque, sendo necessária a abertura de três turmas, e ainda assim houve mais interessados.

A equipe da FURG pôde colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Foi uma grande lição de cidadania e solidariedade e uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem a realidade brasileira, explica a professora Cristiane, que é lotada no Centro de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre).

Ao final da Operação a equipe retornou ao 28º Batalhão do Exército de Aracaju e foi conduzida a cerimônia de encerramento com o coronel Jesuino Jose Brito Neto (gerente de Operações do Projeto Rondon), e feita a entrega dos certificados aos rondonistas. No dia 5 de fevereiro a equipe retornou a Rio Grande.

 

Gallery

... do Projeto Rondon

... do Projeto Rondon

Subject: Arquivo