Fiergs visita FURG para discutir estruturação de Arranjo Produtivo Local

Representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - Fiergs estiveram reunidos com a reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo, para discutir a estruturação de um Arranjo Produtivo Local APL no setor de óleo e gás. O objetivo é firmar possíveis parcerias com a Instituição.

Estiveram presentes no encontro o coordenador da gerência técnica, Paulo Sérgio Dias; o coordenador e diretor de novos negócios, Oscar de Azevedo; eo coordenador técnico, Daniel Bittencourt Andriotti, todos da Fiergs. Ainda presentes o secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, João Carlos Brahm Cousin, e o engenheiro da Petrobras, Gustavo Martinato.

A cidade de Rio Grande foi escolhida para ser um dos cinco projetos-piloto para a estruturação de um APL no país. A decisão foi tomada durante o 9º Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural - Prominp, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O evento ocorreu em Belo Horizonte (MG) entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2012.

Segundo o vice-reitor FURG Danilo Giroldo, a Universidade poderá atuar na capacitação desses profissionais, além de contribuir com o novo APL com o Programa de Incubação de Empresas, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesp/FURG. Do mesmo modo, a FURG também poderá ter atuação na atração de empresas de base tecnológica para o APL através do Parque Científico e Tecnológico do Mar Oceantec, que já conta com o apoio de 34 empresas.

O que é um APL: São aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. Entre eles governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. (texto retirado de http://www.prominp.com.br/data/pages/8A9D2A9734581B5D0134581D41FE0477.htm

 

Subject: Arquivo