NOTA DE PESAR: FALECIMENTO DE EX-SERVIDOR

Faleceu em Porto Alegre, na data de ontem, 27 de janeiro de 2013, o prof. Moacir Assein Arus, que atuou na Faculdade de Medicina da FURG no período de 1973 a abril de 1992, quando passou a exercer a docência na UFRGS. O prof. Arus atuava como cirurgião vascular e ministrava a disciplina de Medicina Legal, com brilhantismo, primando pelo ensino da ética em medicina. Foi membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, tendo atuado como coordenador da Câmara Técnica de Ética e Bioética.

Na Faculdade de Medicina da UFRGS continuou primando pelo ensino de uma medicina ética, foi regente e professor de Medicina Legal e Deontologia Médica e professor colaborador da Residência e curso de Especialização em Psiquiatria, Tratamento da dor e Medicina Paliativa.

Atuou em diversas atividades de extensão e administração: Integrante do Grupo de Trabalho de Atenção aos Problemas de Bioética do HCPA, Programa de assistência à saúde de docência em Residência Médica, Programa de Educação Continuada em Ética e Bioética, Vice-Presidente Médico do HCPA e membro do Comitê de Ética e do Núcleo de Ensino e Pesquisa.

Foi palestrante em inúmeros congressos e jornadas, publicou artigos e capítulos de livros. Ao longo de sua carreira recebeu diversas homenagens pela sua atuação e exemplo profissional: diploma pela dedicação à Medicina, espírito associativo e pelos relevantes serviços prestados à comunidade, Associação Médica do Rio Grande do Sul; homenagem pela participação na coordenação de cursos, Programa de Educação Médica Continuada da Famed/UFRGS; diploma pelos relevantes serviços prestados na função de Conselheiro, no período de 1998/2003, Conselho Regional de Medicina do RS; homenagem pela contribuição à Sociedade Brasileira de Medicina Legal, Sociedade Brasileira de Direito Médico - SODIME e Sociedade Ibero-americana de Direito Médico -- SID; Diploma de Amigo e Colaborador, Corporação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul; Prêmio Prof. Garcia do Prado de Anatomia Humana, pela contribuição ao Estudo do peso do encéfalo normal no brasileiro adulto; diploma de Benemérito em agradecimento a relevante doação à causa do magistério.

Os docentes, técnico-administrativos e ex-alunos do curso de Medicina da Famed/FURG lamentam profundamente a perda do professor Arus, que muito contribuiu na formação de várias gerações de médicos formados nesta instituição, ao mesmo tempo em que se solidarizam com seus familiares.

 

Subject: Arquivo