Eletrobras CGTEE e FURG acompanharão saúde da população de Candiota

A Eletrobras CGTEE e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) assinaram no final de outubro de 2012, contrato para realização de pesquisa para o programa de acompanhamento da situação da saúde na população residente na área de influência direta e indireta da Usina de Candiota. A pesquisa será realizada por profissionais integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FURG, num investimento da CGTEE de R$ 1,2 milhão.

O objetivo da pesquisa é a realização de um estudo independente visando ao acompanhamento da saúde da população exposta às emissões atmosféricas, em especial os agravos respiratórios e cardiovasculares.

De acordo com o projeto apresentado pela FURG, a intenção é dialogar com todos os atores envolvidos incentivando a participação da população e das instâncias municipais de saúde e meio ambiente para consolidar os diferentes preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciando pela aproximação com a comunidade.

A aproximação deve iniciar pelo contato com os técnicos de diferentes esferas de governo para esclarecimento das metas e objetivos do programa. Em seguida, serão contatadas associações de moradores, entre outras organizações não-governamentais e sociais. E terá início a execução das atividades na área.

Conforme o projeto, esta primeira fase terá duas etapas: levantamento de informações do local e levantamento das preocupações da população com a sua saúde. Também está previsto que seja diagnosticado o ambiente local, para tanto, os pesquisadores utilizaram dados da companhia, como medições de material particulado (poeira) e também coletados por seus técnicos em solo e água, com suas respectivas análises.

Para a realização das atividades a equipe multidisciplinar conta com pesquisados em áreas diversas como Enfermagem, Fisioterapia, Oceanologia, Medicina, Engenharia Ambiental, Psicologia, Biologia, Geologia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Oceanografia.

Com o estudo, será possível detectar se a usina de Candiota afeta de alguma maneira a saúde dos moradores do entorno do empreendimento. A pesquisa faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em abril de 2011 pela CGTEE com o Ibama. O relatório final será entregue pela Furg em março de 2014.

FONTE: Eletrobras CGTEE

 

Subject: Arquivo