Transmissão do cargo de reitor leva grande público ao Cidec-Sul

O auditório principal do Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG, recebeu um grande público na noite de quinta-feira (10) para a transmissão de cargo do ex-reitor João Carlos Brahm Cousin para a reitora Cleuza Maria Sobral Dias. Na solenidade, tomaram posse o vice-reitor Danilo Giroldo, pró-reitores, a chefe de Gabinete da reitora, a diretora-geral do Hospital Universitário (HU) e diretores de unidades acadêmicas e administrativas.

Um dos atos marcantes do evento foi a cerimônia tradicional de entrega dos símbolos universitários. Inicialmente, o professor Cousin entregou à reitora Cleuza Dias a samarra, túnica branca somente usada pelos reitores representando todas as áreas do conhecimento. Depois, foi a vez do medalhão com o escudo da Universidade, que simboliza o poder conferido ao reitor pelos seus pares do Conselho Universitário. Em seguida, houve a entrega do capelo ou borla, o chapéu branco privativo do reitor, representando o poder temporal que lhe é conferido.

Antes desse ato, houve o pronunciamento do ex-reitor. Cousin destacou as conquistas de sua gestão de oito anos, enaltecendo a parceria com o ex-vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pìnto e o apoio que teve dos diretores de unidades acadêmicas e demais servidores da Universidade. Folhando e olhando documentos, podemos percebemos o quanto nós trilhamos e os objetivos alcançados, salientou. Não ficamos limitados aos muros da Universidade, mas percorremos o cordão litorâneo sul-riograndense, e o resultado é que a FURG ampliou os seus campi. A FURG possui três campi fora de Rio Grande: Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Além disso, foram criados cinco polos da Universidade Aberta do Brasil. Estamos até em Santa Catarina através da modalidade de ensino a distância, destacou. O ex-Colégio Técnico Industrial (CTI), antes vinculado à FURG, passou a integrar o Instituto Federal Rio Grande do Sul.

Alguns números foram apresentados, comprovando o crescimento da Instituição. Somos uma Universidade com mais vida, efetivamente, ressaltou, numa alusão ao slogan utilizado em 2004. De 472 docentes em 2004, a FURG passou a ter 675, dos quais 90% com Mestrado e Doutorado. De 997 passou para 1.096 técnicos administrativos em Educação, havendo vários concursos em andamento. Os três mil alunos pularam para 6.500 de Graduação; de 308 para 1.297 em Especialização; de 270 para 632 de Mestrado; e de 40 para 326 de Doutorado.

A reitora Cleuza Dias iniciou o discurso lembrando que integrou a administração passada e que chegou ao cargo pela indicação da comunidade universitária que a elegeu em pesquisa de opinião. Os agradecimentos se estenderam à presidenta Dilma Rousseff por respeitar a opinião da comunidade e ao reitor Cousin pela oportunidade de ter atuado como pró-reitora de Graduação. Sei que tenho um grande desafio pela frente: a de dar continuidade ao projeto de uma Universidade com Vida, que se iniciou em 2005 e que transformou a FURG.

Cleuza Dias lembrou que a Universidade experimentou um desenvolvimento sem precedentes na administração anterior, ampliando de forma significativa seu papel social e a contribuição para o crescimento local, regional e nacional. A inserção da FURG na reconfiguração social, econômica e cultural nos municípios de sua abrangência tem sido marcante pelas respostas e demandas no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.

Ações voltadas ao polo naval e a formação de professores, em especial de Educação Básica, a participação no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni), as ações inclusivas e a Educação a Distância também foram citados. Ainda no discurso, a reitora lembrou que é educadora por formação. Minha experiência docente perpassa os diversos níveis de Ensino, o que muito me motiva a assumir esse desafio, assinalou. A Universidade que quero assumir é comprometida com a inclusão social, com a excelência do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, sempre no respeito às diferenças e à diversidade.

O vice-reitor Danilo Giroldo também usou da palavra, assim como o pró-reitor de Infraestrutura Marcos Amarante, que falou em nome dos pró-reitores, e a diretora do Instituto de Educação, Maria Renata Alonso Mota, que falou em nome dos diretores de unidades acadêmicas.

Durante a solenidade, Cleuza Dias e Danilo Giroldo entregaram placas a João Carlos Cousin e Ernesto Casares Pinto, respectivamente. O presidente da Associação dos Funcionários da FURG (Afurg), Arlindo Fortes, prestou uma homenagem aos ex-dirigentes. Na solenidade houve a participação dos músicos técnicos administrativos em Educação Luciano Nazário, Silvia Zanatta, Roberto Souza e Miguel Isoldi, e do músico convidado Douglas Vallejos.

 

Gallery

Homenagem ao reitor e vice-reitor João Carlos Cousin e Ernesto Casares Pinto. Fotografias: Katia Dias/ACS FURG

Homenagem ao reitor e vice-reitor João Carlos Cousin e Ernesto Casares Pinto. Fotografias: Katia Dias/ACS FURG

Subject: Arquivo