Inauguração dos Campi da FURG em Santo Antonio da Patrulha e São Lourenço do Sul

Na inauguração do Campus da FURG em São Lourenço do Sul, realizada no dia 27 de dezembro o reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin recordou que desde 2007, com apoio do Governo Federal, a cidade possui o Polo da Universidade Aberta do Brasil. Atualmente, o Campus abriga o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, contemplado com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação - MEC. E ao lembrar desta conquista, Cousin destacou o papel fundamental dos estudantes do Campus, que foram pioneiros nessa jornada.

O reitor também salientou a aposta da FURG em São Lourenço do Sul, uma cidade que possui um papel estratégico na educação e mais do que isso, soube reconhecer o valor que esta representa no seio da comunidade.

Ao falar da concretização desse projeto, a reitora eleita Cleuza Sobral Dias lembrou a dedicação e o comprometimento de todos que participaram do processo de construção do Campus. A atual pró-reitora de Graduação foi grata ao fazer menção à forma como o município acolheu e deu apoio à FURG, desde o início em 2005. Manifestou também a vontade e a expectativa de trazer novos cursos e outras possibilidades de formação para estudantes de São Lourenço do Sul e região.

Para o coordenador do curso de Gestão Ambiental, professor Paulo Roberto Tagliani, concluir um projeto como o campus de SLS é consagrar o esforço iniciado há anos e perceber que o trabalho coletivo alcançou o êxito.

Durante sua fala, o prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes comparou o Campus a um livro aberto que precisa ser escrito, um lugar no qual o conhecimento nas mais diferentes esferas é a fonte da educação.

Logo após os pronunciamentos, foi feito o descerramento da placa comemorativa à inauguração do prédio. Estiveram presentes na cerimônia autoridades locais, estudantes e servidores da FURG.

Sobre o Campus da FURG em SLS O Campus da FURG de São Lourenço do Sul, implantado com o apoio da Prefeitura Municipal, foi contemplado com reforma geral e ampliação no prédio, o que proporcionou readequação e reestruturação do local. Anteriormente, a estrutura oferecia duas salas de aula, biblioteca com 36m2, laboratório de informática com 73m2 e área administrativa. Após a intervenção, a área entregue pela Diretoria de Obras da FURG conta com quatro salas de aula com capacidade total para 155 alunos. Uma área de 69m2 foi reformada para a biblioteca, com local para acervo e estudos, superando a antiga área.

A área administrativa foi readequada com novas salas de permanência, secretaria e coordenação de curso. O laboratório de informática também foi reformado em instalações e acabamentos. Foi implementado espaço para o diretório acadêmico, além de paisagismo interno, adequação de acessibilidade e dois laboratórios que juntos possuem 91m2. Juntamente com a adequação de área, foi prevista uma reestruturação nas instalações elétrica, lógica e de telefonia.

Hoje o Campus da FURG em São Lourenço do Sul conta com uma área totalmente

reformada atendendo de forma adequada às necessidades físicas básicas para a consolidação inicial do local.

Santo Antônio da Patrulha

A cerimônia de inauguração do Campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antonio da Patrulha, no último dia 27, foi marcada pela presença de autoridades locais, estudantes e servidores da FURG. O campus foi concluído com recursos da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

A história da construção do campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, que abriga os cursos de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica foi lembrada pelo diretor da Escola de Química e Alimentos EQA, Marcos Amarante. Foi um desafio construir um campus localizado a 400 km da sede, entretanto, hoje, a inauguração desse espaço representa a consolidação da FURG. Assim como Amarante, a reitora eleita Cleuza Maria Sobral Dias recordou a trajetória vivida pelos profissionais que trabalharam e almejaram a criação de um campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha. A dedicação e o empenho da equipe envolvida foi fundamental para que esse sonho se tornasse realidade, pois essas pessoas acreditaram que a educação através da FURG seria capaz de transformar a realidade. A reitora eleita também destacou que a parceria estabelecida entre o Município, o Estado e o Governo Federal servirá de exemplo para futuras ações.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Santo Antônio da Patrulha Daiçon Maciel da Silva evidenciou o salto de qualidade na educação depois da vinda do campus da FURG para a cidade, representando uma evolução não apenas no ensino superior, mas também nas séries iniciais. Valeu a pena acreditar na educação, mas muito mais do que isso, valeu a pena pensar a educação.

Representando o governador do Estado Tarso Genro e o secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Cleber Prodanov, a coordenadora da Rede Petro da SCIDT Suzana Sperry, demonstrou sua admiração particular pela FURG e também pela iniciativa da comunidade em manifestar a demanda por uma Universidade em Santo Antônio da Patrulha. São tantas as necessidades e carências de uma comunidade, e poder ver essa iniciativa concretizada é realmente muito emocionante.

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da FURG João Carlos Brahm Cousin fez a entrega de uma placa em homenagem ao ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, um dos idealizadores do projeto que resultou na consolidação do campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha. Segundo o ex-prefeito, a educação sempre foi o foco da sua gestão e ter um campus da FURG na cidade representa um sonho concretizado. Tenho certeza que dentro de algumas décadas SAP será uma das grandes cidades da região metropolitana.

O reitor da FURG ressaltou o esforço de todos os envolvidos no processo de implementação do campus da FURG em SAP, destacando em especial a figura do prefeito eleito, que deverá dar continuidade às boas ações na educação iniciadas nos dois últimos governos. Para Cousin, o exemplo do mundo mostra que o ato mais revolucionário e transformador que existe em uma sociedade é a educação. O homem não encontrou outra forma mais eficaz para garantir melhores condições de vida para suas comunidades.

Sobre o Campus da FURG em SAP

A sede do primeiro campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha foi doada, sob comodato, pela Prefeitura Municipal. O local, onde antigamente funcionava a sede da Escola Municipal Barão do Caí, foi readequado pela Diretoria de Obras da FURG. A obra incluiu manutenção e ampliação da antiga escola, com substituição de 877 metros quadrados de telhado e respectivas áreas, demolição de edificações existentes e construção de novas, em especial as áreas de convívio. Foram substituídas instalações elétricas e instalada rede lógica em laboratórios de ensino e de pesquisa e feita a instalação de gases especiais para laboratórios químicos.

O Campus SAP/FURG além de sediar o polo universitário a distância, mantém salas de aula e de permanência, biblioteca e áreas de convívio para acadêmicos, servidores e visitantes.

Já em preparação para um futuro e amplo campus definitivo em Santo Antônio da Patrulha, incluindo um Centro Tecnológico, a FURG mantém atualmente o campus nesse município, contando com área totalmente reformada e atendendo de forma adequada às necessidades físicas básicas para a consolidação das atividades acadêmicas.

 

Gallery

Inauguração do Campus São Lourenço do Sul. Fotografias: Katia Dias

Inauguração do Campus São Lourenço do Sul. Fotografias: Katia Dias

Subject: Arquivo