Professor do ICHI apresentará projeto de pesquisa na Espanha

Com o projeto de pesquisa intitulado Divulgação Científica sobre Pesquisas na Antártida: Proposta de um Novo Modelo para o Brasil, o professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI/FURG, Fabiano Couto Corrêa da Silva, foi selecionado para realizar Doutorado Pleno no curso Información y Documentación en la Sociedad del Conocimiento, na Universidade de Barcelona, na Espanha. A seleção ocorreu pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Com viagem prevista para janeiro de 2013, o professor pretende desenvolver um Data Center brasileiro sobre estudos polares utilizando como parâmetro de análise o modelo espanhol. A escolha da Espanha se justifica pela sua bem-sucedida representatividade internacional e elevada qualidade no desenvolvimento de metadados compatíveis com o universo das pesquisas sobre estudos na Antártida.

No percurso investigativo sobre a idealização de um modelo para reunir a produção científica nacional, a contribuição da pesquisa será direcionado para o avanço da fronteira do conhecimento incorporando novas tecnologias para o desenvolvimento de uma plataforma que atenda aos padrões de interoperabilidade entre bases de dados brasileiras. Dos elementos de metadados e dos valores relacionados ao seu uso pela comunidade científica.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os principais objetivos do programa estão à formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores instituições de ensino e de pesquisa do exterior e a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros em outros países.

 

Subject: Arquivo