Cenpre realiza reunião anual de avaliação

Reunida na terça-feira (4), no Cassino, a equipe técnica do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - Cenpre/FURG avaliou as atividades desenvolvidas durante o ano de 2012 e planejou as ações para 2013. A reunião iniciou com o almoço da equipe, seguido de uma oficina para análise de dados, correções de trajetórias e planejamento para o próximo ano, coordenada pela assistente social Claudia Dutra Oliveira.

O Cenpre orientou 19 bolsistas e estagiários, incluindo estudantes das Faculdades Anhanguera do Rio Grande. Digitalizou os resultados da pesquisa epidemiológica sobre a demanda de drogas na população estudantil de Rio Grande. Ainda concluiu as atividades programadas e financiadas pelo Proext/MEC, que foram Cursos para Educadores, para profissionais da saúde e áreas afins, Projeto Cenpre às 19h, três edições do Projeto De Bem com a Vida sem Crack e as atividades de tratamento e reinserção social de dependentes de crack e outras drogas.

Analisou o relatório técnico de cumprimento do objeto do Convênio 048/2010 de instalação do Centro Regional de Referencia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (CRR/FURG), que envolveu 21 ministrantes, 21 municípios e 510 inscrições, sendo 294 participantes selecionados e 228 aprovados. De 24 de maio a 5 de julho foi promovido um curso de capacitação para bolsistas com o propósito de prepará-los para as acolhidas no Cenpre e intervenções na comunidade.

De 22 de outubro a 9 de novembro foi realizada a 3ª edição do Curso de Capacitação para Comunidades Terapêuticas. Ainda este ano foi concluída a 2ª edição do Curso de Pós-Graduação lato sensu Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, e iniciada a 3ª edição, com 21 alunos. Foram realizadas 48 reuniões de bolsistas e estagiários. O projeto Cenpre às 19h realizou 26 intervenções, atingindo diretamente um público de 1.119 pessoas.

Como atividades complementares ao tratamento, foram desenvolvidas Psicoeducação, Discutindo o Cotidiano, Dialogando com a Arte e Prevenção à Recaída, perfazendo um total de 586 atendimentos. Na área do tratamento e reinserção social, foram realizadas 1.715 consultas, atingindo 140 novos pacientes, com predominância de usuários de múltiplas drogas. Na análise de uso de drogas isoladas, destacam-se o álcool, a cocaína aspirada e a cocaína fumada. Os meses de maior concentração de atendimentos foram maio e julho.

A proposta de tratamento multidisciplinar do Cenpre foi revisada e atualizada, com base em dados do próprio Programa e revisão bibliográfica. Durante o ano foram apresentados diversos trabalhos em eventos locais, nacionais e internacionais, como o 30º Seurs - Extensão, Memória e Patrimônio, de 3 a 5 de setembro, no Campus Carreiros, com os titulos Formação de Multiplicadores Prevencionistas: Projeto De Bem com a Vida, apresentado pelo bolsista Leonardo Carneiro Estima e Dialogando com a Arte: uma Proposta de Intervenção com Dependentes Químicos, pela bolsista Tamiris Strapazzon; 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, de 20 a 22 de setembro, em São Paulo, onde a bolsista Tamiris Strapazzon apresentou o vídeo Proposta de Intervenção com Arte no Tratamento de Dependentes Químicos; 15º Simpósio Internacional sobre Tabaco, Álcool e outras Drogas, de 29 de novembro a 1º de dezembro, no Rio de Janeiro, com a apresentação do pôster Busca Ativa do Cenpre, pela psicóloga Cristiane Marcos.

Para 2013, além de suas atividades permanentes de prevenção, pesquisa e tratamento, o Cenpre está comprometido com a manutenção e ampliação do Centro Regional de Referência da FURG, através do Edital do Ministério da Justiça - SENAD. Também assumiu a responsabilidade de oferecer quatro edições do projeto De Bem com a Vida, financiadas pela AMTEPA/SENAD.

Ainda, deve participar do Projeto Rondon 2012/2013, com o projeto Sanfona do Povo: Estratégia de Desenvolvimento para e com a Comunidade, proposto pela professora Cristiane Marcos. Essa foi a única proposta da FURG selecionada.

 

Subject: Arquivo