Aluna da FURG observa com expectativa episódios do Japão

Mestranda Priscila Aizawa ganhou oportunidade de estágio na Ásia

A fundadora e professora do Projeto Introdução à Língua e Cultura Japonesa, atualmente mestranda do curso de Educação em Ciências da FURG, Priscila Aizawa, está na expectativa quanto aos episódios do Japão não apenas por sua descendência nipônica, mas porque pretende passar um período de estágio naquele país asiático. Cada noticia que chega do outro lado do mundo merece a maior atenção por parte de Priscila.

A Província para a qual a professora está pleiteando bolsa de estudos chama-se Mie, localizada na parte central do Japão e longe de onde ocorreram terremoto, tsunami e há riscos de contaminação por radiação nuclear. Tenho recebido notícias de lá, e as pessoas dizem que tudo está bem, mesmo assim fico atenta aos noticiários pelas minhas futuras pretensões de estudo e pesquisa, relata. A viagem só deve ocorrer no mês de julho.

Para dar continuidade aos estudos (tanto da Pós-Graduação como do Projeto de Língua e Cultura Japonesa), Priscila participou de curso preparatório para bolsistas (Koshukai), no Bunkyo (abreviatura do nome japonês), que é a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Localizado no bairro da Liberdade, na capital paulista, o Bunkyo é mantido graças aos associados (pessoas físicas e jurídicas), doações e aluguéis dos auditórios, salas e salões.

Atualmente, as atividades do Bunkyo são mantidas por 35 comissões temáticas formadas por voluntários, focadas para variadas frentes. Entre elas a organização dos eventos anuais e especiais, recepção a autoridades, administração das instalações culturais (Museu Histórico da Imigração Japonesa, Pavilhão Japonês, Biblioteca e Centro Kokushikan Daigaku).

Foi em São Paulo que a mestranda soube que na Província de Mie havia a oportunidade de realizar o estágio. Nessa intermediação entre uma possível ida ao Japão e o Bunkyo, Priscila conseguiu doações de livros (já disponíveis na biblioteca da FURG) sobre a cultura japonesa em geral.

Cursos

Priscila atuou como professora de Japonês em um dos cursos de extensão da FURG, oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Para dar continuidade ao projeto, a Universidade passa a contar com a professora Yukiko Yoneyama, nativa do Japão, mas que entende o Português, podendo se comunicar com os alunos. O projeto envolve ainda cursos de Inglês, Francês e Italiano, entre outros,

A coordenadora dos Cursos de Línguas da Prae, Sirlei Schirmer, considera importantes os intercâmbios entre países, que permitem aos alunos da FURG poderem estudar ou fazer um estágio no exterior. Priscila destaca também a possibilidade de aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

 

Gallery

Da esquerda: Sirlei, Priscila e Yoneyama

Da esquerda: Sirlei, Priscila e Yoneyama

Subject: Arquivo