Barco de pesca apreendido é doado à FURG

A Universidade Federal do Rio Grande FURG recebeu em doação o barco pesqueiro Dona Adelina, apreendido pelo Ibama por atuar sem licença de pesca, entre outras irregularidades. O barco já está atracado, sob vigilância da FURG, no píer do Museu Oceanográfico Eliézer Rios e será recuperado para utilização em ensino e pesquisa. O termo de doação foi assinado pelo reitor João Carlos Brahm Cousin e o chefe da Fiscalização do Ibama no Rio Grande do Sul, Régis Fontana.

O reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, liderou a operação que retirou o barco pesqueiro do cais do Porto Novo, nesse domingo, 27, a partir das 14h. Por problemas no motor, o barco precisou ser rebocado pela lancha Larus e a canoa Carioca. Efetuaram a operação a equipe de marinheiros da FURG que atua na lancha, no navio oceanográfico Atlântico Sul e no Museu Oceanográfico.

O reitor disse que é muito importante a doação do Ibama, porque significa um alerta aos barcos que atuam irregularmente prejudicando os estoques pesqueiros e a sobrevivência das espécies. Com o perdimento do barco e sua doação à Universidade, a embarcação e o equipamento antes usados para prejudicar o ambiente, agora poderão ser usados em benefício do ensino e da pesquisa ambiental. Mesmo que a empresa responsável pelo barco que já possuía 19 outras autuações por ações de pesca irregular consiga vencer ação judicial, o barco não mais retorna ao antigo proprietário.

Segundo José Vernetti, instrutor de marcenaria náutica no CCMar, o barco foi construído em Rio Grande, tem muita qualidade em sua construção, na qual foram utilizadas toras de madeira num tamanho entre oito e nove metros de comprimento. Para o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, o barco é um patrimônio material e cultural, pois as próximas gerações provavelmente não verão este tipo de construção. Como está muito mal conservado, precisará ficar no estaleiro para reformas durante vários meses. O reitor buscará recursos materiais e humanos para a nova embarcação da FURG, cuja atuação na oceanografia é referência em todo o País e no exterior.

 

Gallery

Barco já está no píer do Museu Oceanográfico, ao lado da lancha e com vigilância 24 horas

Barco já está no píer do Museu Oceanográfico, ao lado da lancha e com vigilância 24 horas

Subject: Arquivo