FURG e Forship assinam protocolos de cooperação

Ato ocorreu antes da aula inaugural das Engenharias, no Cidec-Sul

Com o Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) lotado, ocorreu na tarde desta sexta-feira (25) a aula inaugural das Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O convidado para o evento e palestrante foi o presidente da Forship Engenharia, engenheiro Fábio Fares. A aula inaugural envolveu, além da Escola das Engenharias, o Centro de Ciências Computacionais (C3) e a Escola de Química e Alimentos (EQA).

O reitor da Universidade, João Carlos Cousin, preferiu deixar a mesa de abertura e conversar com a plateia andando pelo palco. Cousin fez questão de reconhecer e enaltecer aqueles que organizaram o evento e o grande público presente. Destacou a participação das Engenharias no engrandecimento da Instituição.

O crescimento da FURG durante o período em que está à frente da administração também foi lembrado. Ao assumir, em 2005, eram 35 cursos de Graduação. Atualmente são 54. Obras também se espalham pelo Campus Carreiros, o que significa investimentos em todos os segmentos da Educação: Ensino, Pesquisa e Extensão. São cerca de 60 obras em andamento, revelou.

Após o discurso, Cousin entregou a Fares a réplica de um barco. Em seguida, os dois assinaram dois documentos. O primeiro é um protocolo de cooperação recíproca entre a Universidade e o Grupo Forship, prevendo cooperação acadêmica, técnica e científica nas áreas naval, oceânica, offshore, oceanográfica e correlatas. Esse protocolo terá a duração de 60 meses.

O objetivo é implementar programas e projetos, através do intercâmbio de conhecimentos, de recursos humanos e de recursos materiais. A cooperação entre a FURG e a Forship almeja a formação de profissionais para atuação na área de comissionamento no setor naval de Rio Grande.

O segundo documento trata de cessão à FURG, pela Forship, do direito de uso gratuito do sistema do processo de completação mecânica e comissionamento do software HMSWeb para utilização exclusiva em atividades acadêmicas pelo corpo docente e discente da Universidade. A completação é um conjunto de operações para fazer um equipamento funcionar. Este documento foi assinado também pelo diretor da HMSWeb, Luciano Gaete.

Na sequência, o vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto disse que a necessidade da formação de engenheiros no Brasil é maior do que a que tem ocorrido nas universidades. Entretanto, segundo o vice-reitor, a FURG tem ampliado as vagas no nível necessário, pois em 2006 eram 290 estudantes das Engenharias que chegavam à FURG, e agora são 680, um aumento de 135%. Para ele, é preciso canalizar essa energia, aquisição de conhecimento e qualificação para o desenvolvimento que o município do Rio Grande vive na área naval.

Presidente

O presidente da Forship abriu a palestra elogiando as iniciativas da FURG, inclusive fazendo comparação com instituições similares. Chama a atenção essa singularidade e vai influenciar outras universidades, afirmou. Certamente o reitor merece os parabéns pelo que está ocorrendo. Fares falou para um publico atento ao tema Comissionamento e suas Oportunidades na Indústria Naval e Offshore.

 

Gallery

Cousin entregou a Fares a réplica de um barco

Cousin entregou a Fares a réplica de um barco

Subject: Arquivo